Governo de São Paulo incentiva turismo em praias de água doce do interior

Somente no litoral de São Paulo, há 293 praias, distribuídas ao longo de 622 km de costa. No entanto, atualmente, o Estado também conta com 99 municípios do interior preparados para receber turistas à beira de grandes e convidativos rios — com direito até a areia para colocar os pés.

“As praias de água doce oferecem estrutura suficiente para quem quiser aproveitar as águas de um rio em meio a bonitos cenários para se refrescar, com tranquilidade e até com belo verde ao redor”, diz Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens do Estado.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Praia às margens da Represa Jurumirim, em Paranapanema | Foto: Reprodução/Prefeitura de Paranapanema

As praias fluviais do interior paulista se assemelham visualmente às do litoral, embora estejam a mais de 700 km do oceano. Com a tranquilidade do interior e a ausência de congestionamentos, muitos turistas têm trocado o mar pelos rios para aproveitar essas “prainhas”, que oferecem lazer com fácil acesso para os moradores da região.

Há diversos locais bem equipados inclusive com paisagismo. É o caso da cidade de Rifaina, na região de Franca. De acordo com o governo paulista, ela é procurada por sua natureza exuberante, boa gastronomia, variedade de aves e pelas águas represadas do Rio Grande, ideais para banho. 

Rifaina é um dos principais destinos de mergulho em água doce do país, graças à Represa de Jaguara. Com cânions e profundidades que chegam a 50 metros, o local atrai mergulhadores de todos os níveis. Entre os atrativos submersos estão formações rochosas, cardumes, ruínas da antiga cidade e cachoeiras. 

Balneário Municipal de Rosana | Foto: Reprodução/ Prefeitura de Rosana

Com pouco mais de 4 mil habitantes, Rifaina recebe cerca de 150 mil turistas por ano, especialmente em feriados e fins de semana. A cidade, localizada a 475 km da capital, sempre teve vocação turística. Esse “mar” de água doce é ideal para o turismo de lazer, com foco no descanso físico e mental. 

Na região de Bauru, o governo paulista destaca as prainhas às margens do Rio Tietê como ótimas opções de diversão e prática esportiva. Cidades como Arealva, Iacanga, Igaraçu do Tietê e Pederneiras oferecem boas estruturas para quem quer curtir o rio com pé na areia e sem longas viagens.

Outro destaque é o município de Sabino, a 474 km da capital, com cerca de 5,55 mil habitantes. A Praia Municipal da cidade é considerada uma das mais belas praias de água doce do interior paulista. A estrutura inclui quiosques, banheiros, área de camping, estacionamento, academia ao ar livre, área de pesca, palco para eventos, embarcadouro, quadras de areia e muito mais, além da paisagem.


“Prainhas” de São Paulo são opção para prática de esportes aquáticos

No extremo oeste do Estado, a cidade de Rosana, com 17,44 mil habitantes e localizada a 749 km da capital, destaca-se pela pesca esportiva, já que é cortada pelos rios Paraná e Paranapanema. A fusão das águas de diferentes cores atrai turistas de todo o país em busca de espécies como tucunaré, pintado, jaú, dourado e tilápia. 

Além da pesca, esportes náuticos como esqui, caiaque e mergulho também são populares. Nas águas claras do Rio Paraná, há até uma embarcação submersa da década de 1930, usada na Revolução Paulista dos Tenentes. O Balneário Municipal de Rosana é estruturado com duchas, estacionamento, quadras, campo de areia, playground, policiamento e Corpo de Bombeiros.

A Estância Turística de Paranapanema, com 20 mil habitantes e situada a 268 km da capital, também se destaca pelo turismo fluvial. O rio Paranapanema percorre 46 km dentro do município e oferece balneários para lazer e descanso. Nas proximidades está a Represa de Jurumirim, indicada para pesca e esportes náuticos como jet ski e windsurf

Pier de Rubineia | Foto: Reprodução/Prefeitura de Rubineia

Um quinto da área da represa pertence ao município, que abriga atrações como Praia dos Holandeses, Praia Branca, Enseada Azul e Praia Fluvial Ilha do Sol. Esta última, a apenas 7 km do centro, conta com acesso livre, rampa para embarcações, banheiros, campo de futebol e uma vista privilegiada do pôr do sol. Outro atrativo é a Vila dos Pescadores, ou Bairro da Ponte, famosa pela pesca do tucunaré.

Por fim, destaca-se Rubineia, cidade com 3,83 mil habitantes, localizada a 632 km da capital, na divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Às margens do Rio Paraná, abriga praias de água doce como Praia do Sol, Praia da Esmeralda e Praia do Pedregulho Cor de Rosa. 

Com forte vocação para o turismo náutico, é o destino ideal para quem busca esportes aquáticos e pesca esportiva. As praias têm boa infraestrutura e a gastronomia à base de peixe é um dos destaques locais. Outro atrativo marcante é a Ponte Rodoferroviária, que liga São Paulo a Mato Grosso do Sul.

O post Governo de São Paulo incentiva turismo em praias de água doce do interior apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.