Governador do RJ escolhe vice para vaga no Tribunal de Contas do Estado

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), indicou seu vice, Thiago Pampolha (MDB), para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE). O político do Partido Liberal enviou a indicação à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta segunda-feira, 19.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o movimento é parte de um acordo político para permitir que o presidente da Alerj, deputado estadual Rodrigo Bacellar (União Brasil), dispute o governo do Rio de Janeiro no ano que vem.

Pampolha, que será sabatinado pela Alerj nos próximos dias, deve passar rapidamente pelo processo, já que o governo busca evitar novos conflitos entre o governador e seu vice. 

Relação conturbada na política do Rio de Janeiro

Desde 2023, Pampolha e Castro mantêm uma relação marcada por desentendimentos, especialmente depois da mudança de partido do vice sem o aval do governador.

Vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A reconciliação recente não devolveu a Pampolha o antigo protagonismo, inclusive como secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.

Durante a disputa municipal, o vice-governador se aliou ao prefeito Eduardo Paes (PSD), potencial adversário do grupo governista em 2026. Pampolha compareceu a eventos ao lado do chefe do Executivo municipal, que chegou a criticar Castro publicamente.

Presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar | Foto: Reprodução/Instagram
Presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar | Foto: Reprodução/Instagram

No começo deste ano, Pampolha lançou-se como pré-candidato ao governo estadual. Ele intensificou a atuação em temas de segurança pública, em linha com o discurso do atual governador.

Apesar dos esforços, o emedebista não conseguiu consolidar a candidatura, principalmente pela falta de apoio nacional. Enquanto isso, Bacellar se aproxima do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao passo que Paes conta com o respaldo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O principal nome para disputar o governo do Estado

Segundo a Folha, uma eventual aprovação de Pampolha no TCE tornaria Bacellar o principal nome para assumir o governo do Rio de Janeiro em 2026. Castro, por sua vez, deve renunciar depois do próximo Carnaval. O governador pretende disputar uma vaga no Senado.

Assim, de acordo com o jornal, Castro fortalece a influência no TCE, onde já indicou Márcio Pacheco, atual presidente do tribunal. Além disso, há possibilidade de nova indicação ainda neste mandato.

O post Governador do RJ escolhe vice para vaga no Tribunal de Contas do Estado apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.