Frente fria avança e leva chuva ao litoral do Sul e Sudeste

Uma frente fria que avança pelo oceano, a partir do Sul do país, provoca chuva intensa principalmente nos litorais do Paraná, de São Paulo e do sul do Rio de Janeiro nesta quinta-feira, 22. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja — que indica perigo — para essas regiões, com volumes que podem chegar a 100 milímetros. A previsão aponta maior instabilidade sobretudo no litoral fluminense durante a madrugada de sexta-feira 23.

A condição de chuva permanece e se estende para outras áreas dos mesmos estados, além de Santa Catarina. A Grande Florianópolis, assim como as capitais Curitiba e São Paulo, devem receber acumulados menores, sob aviso amarelo — que representa perigo potencial. Nesses locais, os volumes previstos variam entre 30 e 50 milímetros.

Nordeste sofre com vento forte e chuva volumosa

No litoral do Nordeste, Sergipe, Alagoas e Pernambuco também enfrentam chuva intensa nesta quinta-feira. Os volumes podem atingir 50 milímetros, acompanhados de rajadas de vento que chegam a 60 km/h. 

Segundo o Inmet, as fortes instabilidades na região resultam do aquecimento anormal das águas do oceano, que tem intensificado os episódios de chuva nos últimos dias.

As chuvas expressivas também atingem a faixa norte do país, principalmente nas capitais Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Macapá (AP). Nesses locais, os acumulados previstos variam entre 30 e 50 milímetros. Parte do Maranhão também registra instabilidades persistentes. Até às 8h desta quinta-feira, as maiores precipitações do país ocorreram nas cidades maranhenses de Caxias e Chapadinha, com volumes de 74,4 mm e 54,2 mm, respectivamente.

+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste

O post Frente fria avança e leva chuva ao litoral do Sul e Sudeste apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.