Evanildo Bechara, gramático e membro da ABL, morre aos 97 anos

Evanildo Bechara, gramático e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), morreu aos 97 anos nesta quinta-feira, 22.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Ele estava internado em um hospital em Botafogo, no Rio de Janeiro. A notícia foi confirmada pela ABL e a causa divulgada foi falência múltipla dos órgãos. No ano passado, o acadêmico havia fraturado o fêmur e lutava contra as sequelas desde então.

Bechara ocupava a Cadeira número 33 da ABL, eleito em 11 de dezembro de 2000, na sucessão de Afrânio Coutinho.

A morte ocorreu no mesmo dia em que o crítico literário e professor Paulo Henriques Britto foi eleito como membro da ABL, para ocupar a cadeira que ficou vaga após a morte da escritora Heloisa Teixeira.

Dentre suas obras mais celebradas destacam-se Moderna Gramática, Bechara Para Concursos e Gramática Fácil, livros fundamentais para o estudo da língua portuguesa, oferecendo uma abordagem profunda e acessível sobre gramática e norma culta.

Trajetória de Evanildo Bechara

Evanildo Cavalcante Bechara nasceu no Recife (PE), em 26 de fevereiro de 1928. Na adolescência, órfão de pai, transferiu-se para o Rio de Janeiro, a fim de completar sua educação na casa de um tio-avô.

Aos 15 anos conheceu o Prof. Manuel Said Ali, um dos mais importantes estudiosos da língua portuguesa. Essa experiência permitiu a Evanildo trilhar caminhos no campo dos estudos linguísticos.

Aos 17 anos, ele escreveu seu primeiro ensaio, intitulado Fenômenos de Entonação, publicado em 1948.

Evanildo Bechara
Obras de Evanildo Bechara | Foto: Reprodução

Ao longo da carreira de destaque, Bechara tornou-se membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Galega da Língua Portuguesa, e doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra.

Também era membro titular da Academia Brasileira de Filologia, da Sociedade Brasileira de Romanistas e do Círculo Linguístico do Rio de Janeiro. Bechara foi distinguido com as medalhas José de Anchieta e de Honra ao Mérito Educacional (da Secretaria de Educação e Cultura do Rio de Janeiro), e medalha Oskar Nobiling (da Sociedade Brasileira de Língua e Literatura).


Redação Oeste, com informações da Agência Estado

O post Evanildo Bechara, gramático e membro da ABL, morre aos 97 anos apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.