O fotógrafo Leo Caldas publicou em suas redes sociais uma sequência com 200 imagens de raios na região de Águas Claras, no Distrito Federal. A captura da tempestade elétrica foi feita na noite da última sexta-feira, 13, e resultou em foto e vídeo que impressionaram e viralizaram na internet.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
“Olha o espetáculo que fotografei hoje, da minha janela, em Águas Claras”, disse Caldas em publicação no Instagram. “É uma junção de todas as fotos em que aparecem raios, em apenas 30 minutos; depois, a chuva começou e tive que parar de fotografar”.
Desse compilado de imagens, Caldas fez um vídeo em formato time lapse, uma técnica cinematográfica que pode ser traduzida como “lapso do tempo”. O recurso consiste em uma série de imagens do mesmo quadro que, quando agrupadas, se transformam em um filme curto e rápido.
Veja como ficou a time lapse dos raios que o fotógrafo capturou no Distrito Federal:
Imagens dos raios impressionam nas redes sociais
Entre os comentários nas fotos de Leo Caldas, seus seguidores demostraram admiração pelo fenômeno meteorológico e pela perspicácia do fotógrafo em registrá-lo.
“Em tempos de inteligência artificial, eu amo as fotos verdadeiras”, observou um usuário da rede. “Quem estava na Estrada-Parque Taguatinga viu o show de raios que foi”, disse outro.
Diante da beleza natural que se formou na região do Planalto Central, Caldas afirmou: “Só especo que ninguém tenha se machucado com isso”.
Como se proteger das tempestades elétricas
No verão, a incidência de raios é maior do que nas outras estações do ano e o Brasil é o país com maior incidência de descargas elétricas no mundo.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a previsão é que a média anual de tempestades elétricas aumente até o fim do século. Um estudo do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat, ligado ao INPE) estima que a média de raios no país saia de 70 milhões para 100 milhões nas próximas décadas.
+ Como se proteger de raios durante temporais
No Brasil, ocorrem cerca de 110 mortes e 300 ferimentos por raios a cada ano. Atividades ao ar livre, especialmente em áreas abertas ou de grandes altitudes, aumentam o risco de acidentes.
Pessoas que trabalham ou passam muito tempo em ambientes externos, como agricultores, pescadores e golfistas, estão particularmente em risco. Durante tempestades, é crucial buscar abrigo em locais seguros.
Leia também: “Região Sul tem previsão de tempestade para o fim de semana”
O post Vídeo: fotógrafo do DF registra sequência de raios e imagens viralizam apareceu primeiro em Revista Oeste.