O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu a derrubada de drones misteriosos avistados em Nova Jersey, perto de Nova York. Os objetos voadores têm sido avistados há algumas semanas e, até agora, as autoridades de segurança não sabem dizer a origem deles.
“Avistamentos misteriosos de drones por todo o país. Isso pode realmente estar acontecendo sem o conhecimento do nosso governo? Eu não acho! Deixe o público saber, e agora. Caso contrário, atire neles!”, escreveu Trump, na Truth Social.
O avistamento de drones ainda não tem uma resposta das autoridades norte-americanas. Em comunicado, a porta-voz presidencial Karine Jean-Pierre disse que “o presidente (Joe Biden) está ciente”, mas não acrescentou quaisquer informações.
O FBI também não deu explicações sobre os avistamentos até o momento, mas abriu uma investigação. “Não tenho uma resposta sobre quem é o responsável”, disse Robert Wheeler Jr., diretor assistente do Critical Incident Response Group do FBI, aos legisladores em uma audiência do Congresso na terça-feira 10. “Mas estamos investigando ativamente.”
Reação das autoridades sobre ‘drones misteriosos’
Essa situação provocou uma reação das autoridades locais. A governadora de Nova York, a democrata Kathy Hochul, pediu assistência federal para lidar com a situação. Em um comunicado à imprensa, ela expressou preocupação, afirmando que “isso está indo longe demais”.
Como medida preventiva, um pequeno aeroporto da região foi temporariamente fechado devido a esses drones, embora a autoridade aeroportuária tenha confirmado que o tráfego aéreo não foi impactado.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, também democrata, disse que desde 18 de novembro já foram registrados dezenas de avistamentos, incluindo 49 apenas no último domingo, 19. Alguns destes ocorreram próximos a instalações militares sensíveis e também nas proximidades do campo de golfe de Trump em Bedminster. A comunidade aguarda ansiosa por um desfecho que possa trazer tranquilidade e segurança à região.
Preocupações e reações locais
A presença contínua desses drones gera preocupação entre os residentes e autoridades locais, especialmente porque, até o momento, não houve explicações oficiais sobre sua origem ou propósito. Os habitantes da região relatam a presença desses dispositivos há várias semanas. Vídeos das luzes dos drones se proliferam nas redes sociais, alimentando especulações e críticas ao governo de Biden.
Em resposta às inquietações, John Kirby, representante do Conselho de Segurança Nacional, assegurou que “não há evidências de que os drones relatados representem uma ameaça à segurança nacional ou à segurança pública, ou que exista um vínculo com países estrangeiros”.
O post Trump fala sobre ‘drones misteriosos’ avistados nos EUA apareceu primeiro em Revista Oeste.