Imagens de satélite mostram a formação do ciclone subtropical que atingiu o Rio Grande do Sul neste domingo, 15, com rajadas de vento de até 100 km/h e ondas de quatro metros de altura.
O fenômeno causou interrupções no fornecimento de energia elétrica em diversas áreas e afetou 230 mil unidades consumidoras, conforme informado pela distribuidora CEEE Equatorial. Na área de concessão da Rio Grande Energia (RGE), também foram registrados problemas pontuais nas regiões Metropolitana, Serra e dos Vales.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Em Butiá, o vento destruiu a cobertura de uma quadra esportiva. Um homem e um adolescente ficaram feridos. O adolescente foi socorrido por populares e levado a um hospital em São Jerônimo, enquanto o homem foi encaminhado ao Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
Segundo a Defesa Civil, ao menos seis municípios foram atingidos, incluindo Triunfo, Pelotas, Capão do Leão, Encantado, Butiá e Arroio Grande. Os estragos envolvem quedas de árvores e destelhamentos.
Em Porto Alegre, de acordo com o jornal Zero Hora, a falta de energia elétrica prejudicou também o abastecimento de água.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos informou que a estação de tratamento que atende os bairros Partenon, Agronomia, Vila dos Sargentos, Jardim Bento Gonçalves e Vila Tijuca foi paralisada. A concessionária foi acionada para resolver o problema.
Ciclone provocou ventos fortes no Estado
O ciclone, que se originou no oceano ao sul do Estado, provocou ventos intensos e chuvas fortes. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de Perigo Potencial para esta segunda-feira, 16, indicando que o fenômeno deve enfraquecer nas próximas horas, mas ainda pode provocar instabilidade no tempo.
De acordo com a Climatempo, ciclones subtropicais possuem características de baixa pressão atmosférica e são capazes de gerar tempestades severas. A intensidade desses ciclones pode variar dependendo das condições meteorológicas.
Leia também: “Ciclone em arquipélago francês pode ter causado centenas de mortes”
As autoridades recomendam que a população evite locais com risco de quedas de árvores e torres de transmissão. Além disso, é aconselhável desconectar aparelhos elétricos para prevenir danos. Em casos de emergência, os números disponíveis para contato são: 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
O post Imagens mostram formação de ciclone que atingiu o RS; veja apareceu primeiro em Revista Oeste.