A Disney anunciou a remoção de um enredo envolvendo uma personagem transgênero em sua nova série animada da Pixar, Ganhar ou Perder, que estreia em fevereiro. A série retrata um time de softball escolar durante a semana que antecede o campeonato.
A personagem transgênero ainda faz parte da história, mas falas relacionadas à sua identidade de gênero foram editadas. Segundo a Disney, a decisão foi tomada com o objetivo de atender às preferências de muitos pais.
“Reconhecemos que muitos pais preferem discutir determinados assuntos com seus filhos no momento e termos que julgarem apropriados”, afirmou a empresa em comunicado.
A decisão de ajustar o enredo ocorreu durante o verão e foi inicialmente divulgada pelo The Hollywood Reporter. A Disney tem enfrentado críticas de grupos conservadores pela inclusão de personagens e narrativas LGBTQ em suas produções familiares.
Novo CEO da Disney diz que produções se tornaram “excessivamente políticas”
Em 2022, a empresa lançou Lightyear, que incluía um beijo entre pessoas do mesmo sexo. Outro exemplo é Strange World, que apresenta um adolescente gay como protagonista, gerando discussões sobre a representação LGBTQ em filmes infantis.
Com a volta de Robert A. Iger à posição de CEO no fim de 2022, ele afirmou que algumas produções da Disney haviam se tornado “excessivamente políticas”, levando a uma revisão de projetos.
Em 2023, a empresa optou por não lançar um episódio da série Moon Girl and Devil Dinosaur, do Disney Channel, que abordava o interesse de uma personagem transgênero recorrente por esportes.
“Ganhar ou Perder” foi criada por Michael Yates, Carrie Hobson e David Lally, com o ator Will Forte dando voz ao treinador do time.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
O post Disney remove enredo trans de série animada: ‘Queremos atender os pais’ apareceu primeiro em Revista Oeste.