Priscila e Cristiano Compri deixaram seus empregos formais para se aventurarem no mundo do empreendedorismo no setor de beleza. Depois de um período em que se dedicaram principalmente à venda de produtos de porta em porta, eles decidiram lançar sua própria linha de cosméticos.
Com um investimento inicial de R$ 29 mil, trocaram o contato direto com o cliente por um processo mais desafiador. Nesse sentido, fundaram a marca Garden Hair, que atualmente fatura por ano R$ 4,5 milhões.
Porta em porta: aprendizado em vendas
A fábrica de cosméticos está em Guarulhos, na Grande São Paulo. Mais do que um simples negócio, o empreendimento é a materialização de um sonho antigo e embalado por uma história de amor. Afinal, Priscila e Cristiano são namorados e parceiros de empreendedorismo desde a adolescência.
Juntos, os dois aproveitaram a experiência adquirida na venda de porta em porta para impulsionar o próprio negócio. Ambos decidiram sair das empresas em que trabalhavam com carteira assinada para se arriscar no setor da beleza.
O desafio dos primeiros anos
O roteiro não é muito diferente da trajetória de inúmeros casais que tentam construir uma história empresarial de sucesso. Poucos, no entanto, prosperam. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostram que 80% das micro e pequenas empresas ficam pelo caminho antes mesmo de completar um ano de operação. Com o casal foi diferente.
Em entrevista à revista Pequenas Empresas Grande Negócios, Cristiano conta que enxergou uma oportunidade. Ele trabalhava em uma distribuidora de produtos eletrônicos para profissionais da área da beleza. Como benefício, a empresa oferecia aos funcionários os próprios produtos, mas com preços promocionais.
“Começou a dar muito certo”
“Eu pegava esses produtos e saía vendendo no caminho do trem até a minha casa. Era uma média de dois quilômetros onde eu saía oferecendo para os salões de beleza. Começou a dar muito certo”, descreve Cristiano.
Com o sucesso das vendas de porta em porta e com a carteira de clientes em mãos, o casal decidiu que era hora de lançar a própria linha de produtos. Foi então que abriram a primeira fábrica.
O negócio se desenvolveu e, hoje, dois dos três filhos do casal também trabalham na empresa. A fábrica produz de quatro a cinco toneladas de cosméticos por dia e tem o apoio de 172 distribuidores pelo país.
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