Um avião de passageiros com 67 pessoas caiu próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão. Agências de notícias russas divulgaram a informação nesta quarta-feira, 25, pelo horário de Brasília. O Ministério de Emergências do Cazaquistão confirmou o acidente, segundo a agência Reuters.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A aeronave, modelo Embraer 190, foi fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Operada pela Azerbaijan Airlines, ela partiu de Bacu, capital do Azerbaijão, com destino a Grózni, na Rússia. O avião realizou um pouso de emergência a cerca de três quilômetros de Aktau. Um vídeo registrou o momento em que o avião pegava fogo antes de atingir o solo. O Ministério de Emergências informou que os bombeiros controlaram as chamas. Equipes de resgate encaminharam os sobreviventes para um hospital na região.
O momento da queda de um avião Embraer 190, da companhia Azerbaijan Airlines, que seguia de Baku para Grozny. O acidente ocorreu em Aktau, no Cazaquistão. Seguiam 72 pessoas a bordo. Fontes locais indicam que 12 sobreviveram. pic.twitter.com/xsIt31pz8L
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) December 25, 2024
Dos 67 ocupantes, 62 eram passageiros e cinco, tripulantes. Entre eles, havia cidadãos do Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Quirguistão. Das 67 pessoas a bordo, 28 sobreviveram, e 22 foram hospitalizadas. As autoridades confirmaram mais de 30 mortes. Os números ainda passam por revisão por causa do andamento das operações de resgate.
De acordo com um órgão de aviação russo, o piloto optou por realizar o pouso de emergência depois de uma colisão com um pássaro. As autoridades do Cazaquistão criaram uma comissão governamental para investigar o acidente. As autoridades enviaram representantes ao local para conduzir a apuração. O governo cazaque afirmou que dará suporte às famílias das vítimas e dos feridos. A investigação contará com a colaboração do Azerbaijão.
O presidente russo, Vladimir Putin, manifestou condolências ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, pelas perdas no acidente. Segundo o Kremlin, Aliyev interrompeu sua participação em uma cúpula em São Petersburgo para retornar ao Azerbaijão.
O post Fabricado pela Embraer, avião com mais de 60 passageiros cai no Cazaquistão apareceu primeiro em Revista Oeste.