A divulgação de imagens dos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional, usando gorros de Papai Noel ao lado de uma pequena árvore de Natal, desencadeou teorias da conspiração nas redes sociais.
A fotografia capturou Butch Wilmore e Suni Williams, lançados em junho para uma missão de oito dias e que permanecem no espaço por causa de problemas com a cápsula Boeing Starliner.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Embora o objetivo da imagem fosse registrar um momento de celebração, alguns interpretaram a cena como um indício de que os astronautas não estavam realmente presos no espaço. “Como itens natalinos estariam lá?”, perguntaram os internautas.
Nasa esclarece o caso dos astronautas presos no espaço
No entanto, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) esclareceu a situação. Conforme reportado pelo jornal New York Post, os itens festivos chegaram como parte de uma entrega de suprimentos realizada pela SpaceX no fim de novembro.
A remessa incluiu não apenas os gorros e a árvore de Natal, mas também alimentos típicos da época, como presunto, peru, batatas, vegetais, tortas e biscoitos, além de itens científicos e específicos para a missão. A Nasa destacou que a Estação Espacial Internacional é reabastecida diversas vezes ao ano, de maneira a garantir o suprimento necessário para a tripulação.
A agência anunciou que a missão SpaceX Crew-10 não retornará antes do fim de março, o que significa que a SpaceX Crew-9, da qual Wilmore e Williams fazem parte, só voltará à Terra depois da chegada da Crew-10. A previsão anterior de retorno era fevereiro de 2025.
Essa alteração no cronograma é essencial para que a Nasa e a SpaceX concluam o processamento de uma nova espaçonave Dragon, programada para chegar às instalações de processamento na Flórida no começo de janeiro. Enquanto aguardam seu retorno, os astronautas continuam suas atividades a bordo da estação espacial.
O post Imagens de astronautas presos no espaço geram teorias da conspiração; entenda apareceu primeiro em Revista Oeste.