Moraes cobra explicações do Exército sobre visitas a militares presos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 48 horas para o Exército explicar por que militares presos por suposta tentativa de golpe de Estado recebem visitas diárias. O magistrado enviou o pedido de esclarecimentos nesta quinta-feira, 26.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Moraes baseou a decisão em listas de visitas apresentadas ao STF. Entre os militares presos que recebem visitas estão o general da reserva Mário Fernandes e os tenentes-coronéis Rodrigo Bezerra Azevedo, Helio Ferreira Lima e Rafael Martins de Oliveira.

Onde os militares estão presos

Mário Fernandes, Rodrigo Bezerra e Rafael Azevedo estão presos no Comando da 1ª Divisão do Exército, no Rio de Janeiro. Helio Ferreira, por sua vez, foi transferido para o Comando Militar do Planalto, no começo do mês.

De acordo com o regulamento do Comando Militar do Planalto, as visitas são permitidas às terças-feiras, quinta-feiras e domingo, com exceções autorizadas pelo comandante.

As visitas ao ex-ministro Walter Braga Netto, contudo, ocorrem apenas nos dias permitidos. Ele está preso no rio de Janeiro.

Resposta a Moraes

Os comandos responderam a Moraes que não identificaram “desrespeito ao regulamento de visitas, tampouco o contido nas decisões judiciais proferidas por esse relator, relacionadas à visitação aos custodiados”.

GeneraAs visitas ao ex-ministro Walter Braga Neto, contudo, ocorrem apenas nos dias permitidos | Foto: Reprodução/Flickr

Citaram como exceção apenas o caso da mulher do tenente-coronel Hélio Ferreira Lima. O Exército explicou que a “extraordinariedade” das idas dela ao batalhão se justifica pelo fato de ela morar em Manaus (AM) e “ter permanecido no Rio de Janeiro por um curto período de tempo, somente para fins de visitação ao seu cônjuge”.

Nesta semana, Moraes negou os pedidos das defesas e manteve as prisões de Braga Netto e de Mário Fernandes. Este último é associado pela PF como um dos mais “radicais” entre os militares. De acordo com a corporação, ele estaria envolvido na articulação de um suposto plano de golpe de Estado.

Leia também: “O linchamento do general”, artigo de J. R. Guzzo, publicado na Edição 248 da Revista Oeste

O post Moraes cobra explicações do Exército sobre visitas a militares presos apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.