Dois anos depois de ficar pronta, a Ponte da Integração ainda não tem previsão de receber tráfego de veículos, devido à falta de infraestrutura necessária para permitir o acesso. A ponte é a segunda ligação entre o Brasil e o Paraguai e seria uma rota alternativa para aliviar o fluxo na fronteira entre os dois países na Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.
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A nova promessa é de que a inauguração oficial da Ponte da Integração, que já foi adiada várias vezes, aconteça em dezembro de 2025, embora a demanda por essa estrutura seja antiga. Há quase 60 anos, os moradores do oeste paranaense pedem uma alternativa para atravessar a fronteira, atualmente feita pela Ponte da Amizade, situada na região da Tríplice Fronteira.
Por causa da alta demanda comercial entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, há longas filas e engarrafamentos nessa primeira ponte, com tempo de espera que pode ultrapassar três horas.
Inauguração da ponte depende da conclusão de rodovias de acesso e aduanas
O Ministério dos Transportes confirmou à Gazeta do Povo que a obra será entregue até o final do segundo semestre de 2025. Em nota, a pasta destacou que a estrutura central já está concluída e que “estão em execução os acessos e a estrutura alfandegária”. A construção é fruto de um convênio entre o Estado do Paraná, a Itaipu Binacional e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (Seil) informou que uma das principais obras para liberar o tráfego na ponte é a construção da Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em andamento. Em outubro, a estrada estava com 46,27% das obras concluídas. A nova rodovia ligará a BR-277 à Ponte da Integração Brasil-Paraguai e vai servir também como acesso à Ponte Tancredo Neves, que faz a ligação com a Argentina.
A Perimetral Leste está sendo construída pela Seil, com administração e fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e financiamento da Itaipu Binacional, que já investiu cerca de R$ 63,3 milhões no projeto. A estrada vai conectar a Ponte da Integração ao bairro Porto Meira, em Foz do Iguaçu, e seguirá até a Ponte da Fraternidade (Brasil-Argentina).
O projeto da Perimetral Leste envolve 15 km de rodovia, além de viadutos de acesso à Ponte Tancredo Neves, a Porto Iguaçu e no entroncamento com a Rodovia das Cataratas (BR-469).
Adicionalmente, é necessária a conclusão das novas instalações para as aduanas nas fronteiras com a Argentina e o Paraguai. Em resposta à Gazeta do Povo, a Itaipu Binacional disse ser “responsável pelos aportes financeiros das mencionadas obras, que estão sendo cumpridos rigorosamente, conforme convênio firmado entre as partes envolvidas”.
Inauguração em 2025 é “expectativa otimista”, diz empresário
Roni Temp, presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Trinacional (Codetri), disse à Gazeta que o impacto econômico, social e financeiro do atraso da obra é “imensurável” para a região, que há décadas espera por essa alternativa de passagem na fronteira.
Para ele, a estimativa de abertura da Ponte da Integração para trânsito até o final de 2025 é uma “expectativa otimista” por parte das autoridades.
Já Danilo Vendruscolo, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi), disse ao jornal paranaense que a demora já era esperada, tendo em vista a complexidade da estrutura e os ajustes necessários, como o aumento do tamanho das aduanas nas fronteiras.
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