Deputado do caso dos ‘dólares na cueca’ pode virar presidente do PT

Líder do governo Lula na Câmara, o deputado federal José Guimarães pode se tornar o próximo presidente do PT. Em 2005, um assessor desse mesmo parlamentar foi detido no Aeroporto de Congonhas com milhares de dólares presos ao corpo, dentro da cueca.

A possível candidatura esteve entre os temas abordados por José Dirceu em uma entrevista concedida na quinta-feira, 2. Ele disse que pode apoiar José Guimarães “com prazer” na disputa pela presidência da legenda.

Presidente do PT entre 1995 e 2002, José Dirceu foi ministro da Casa Civil do primeiro governo Lula, cargo que deixou em 2005, depois de ser acusado de comandar o primeiro grande esquema de corrupção ligado ao partido — o Mensalão. Na esteira do escândalo, ele teve o mandato de deputado federal cassado naquele mesmo ano.

Jose Dirceu_Wilson Dias:Agencia Brasil
José Dirceu já foi deputado federal e ministro-chefe da Casa Civil no primeiro governo Lula | Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

“Falei pessoalmente ao José Guimarães que, se ele for o candidato escolhido dentro da nossa corrente dentro do partido, farei campanha para ele com o maior prazer”, disse José Dirceu ao portal O Povo, do Ceará.

O grupo citado pelo político se chama Construindo um Novo Brasil (CNB). Trata-se de uma corrente interna que surgiu em 2007, em meio aos desdobramentos do Mensalão. Seus fundadores faziam parte da alta cúpula do PT à época, alguns deles chegaram a ser presos e condenados por corrupção — José Dirceu é um desses exemplos.

O possível futuro presidente do PT

José Guimarães é deputado federal pelo PT do Ceará desde 2007. Era parlamentar na assembleia legislativa do mesmo Estado em 2005, quando 100 mil dólares foram encontrados na cueca de Adalberto Vieira da Silva, seu assessor.

Adalberto também portava uma maleta com 200 mil dólares. Esse dinheiro foi descoberto no raio-x do Aeroporto de Congonhas, o que chamou a atenção da Polícia Federal. Ele chegou a ser condenado pela Justiça, diferentemente de José Guimarães, cuja ação para investigar o envolvimento prescreveu.

José Guimarães e José Genoíno, seu irmão que já presidiu o PT | Foto: Salu Parente/Partido dos Trabalhadores

Os dólares na cueca também levaram à renúncia de José Genoíno da presidência do PT. Ex-deputado federal e irmão de José Guimarães, Genoíno chegou a ser condenado por causa do Mensalão.

O post Deputado do caso dos ‘dólares na cueca’ pode virar presidente do PT apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.