A previsão do tempo para janeiro no Brasil

A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para este mês de janeiro indica uma grande variação de clima no Brasil. As regiões Norte e Sul do país e o leste e norte do Nordeste devem registrar chuvas entre a média e acima da média climatológica.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

No entanto, algumas áreas podem ter chuvas próximas ou abaixo da média histórica. São elas:

  • Rondônia;
  • sudeste e o norte do Pará;
  • sul e norte do Tocantins;
  • região central do Maranhão;
  • oeste da Bahia; e
  • sul do Rio Grande do Sul.

Na Região Sudeste, São Paulo e o centro-sul do Rio de Janeiro devem observar chuvas dentro da normalidade ou acima da média. Minas Gerais e Espírito Santo, por outro lado, podem registrar precipitação abaixo da média, conforme o Instituto de Meteorologia.

Confira: “Massa de ar frio traz clima de inverno ao Brasil

Já no Centro-Oeste, as precipitações devem ficar dentro ou acima da média. Isso ocorre em grande parte de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em Goiás e áreas no noroeste e sudeste do Mato Grosso do Sul, os volumes de chuva podem ficar abaixo da climatologia.

As temperaturas no Brasil segundo a previsão do tempo

Onda de calor precede frente fria
Inmet informa que a expectativa é de que as temperaturas fiquem acima da média em grande parte do Brasil | Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo

Quanto às temperaturas, a expectativa é de que elas fiquem acima da média em grande parte do Brasil, especialmente no Norte, onde podem ultrapassar 28°C.

Em algumas áreas do Amazonas, Amapá, sudoeste do Paraná, leste de Santa Catarina e sul do Rio Grande do Sul, as temperaturas vão ficar próximas ou ligeiramente abaixo da média. Isso acontece principalmente por causa da ocorrência de dias consecutivos de chuva.

Leia também: “Inverno amazônico: região Norte tem clima diferente do restante do país; entenda”

O post A previsão do tempo para janeiro no Brasil apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.