O carro oficial da ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi avistado em uso em um centro comercial de Brasília. Naquela data, a ministra estava oficialmente de férias, sem compromissos públicos agendados, informou o Estadão nesta segunda-feira, 6.
O Ministério da Saúde justificou a presença do veículo ao alegar que ele estava sendo usado para os deslocamentos necessários de Nísia.
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
O automóvel, identificado pela placa com as cores verde e amarelo e a inscrição “ministra da Saúde”, estava estacionado em uma rua com diversos estabelecimentos comerciais, incluindo um mercado, uma hamburgueria, um restaurante, uma loja de roupas e um centro de estética. A observação ocorreu por volta das 18h30, horário em que muitos desses locais ainda estão em operação.
De acordo com a Controladoria-Geral da União, a ministra Nísia Trindade iniciou suas férias em 20 de dezembro, com previsão de retorno em 13. Durante sua ausência, Swedenberger Barbosa, o secretário-executivo do ministério, estava encarregado de suas funções.
Não foram registradas agendas oficiais para Nísia nem Barbosa nas últimas três semanas, o que suscita questionamentos sobre o uso do carro oficial nesse período.
Legislação proíbe uso de veículos oficiais nas férias, para fins particulares
O decreto que regula o uso de veículos oficiais por ministros proíbe deslocamentos em finais de semana e feriados, exceto quando relacionados a atividades inerentes ao cargo.
Além disso, a legislação impede o uso desses veículos para fins de lazer ou passeio pessoal.
A justificativa da ministra Nísia Trindade
O Estadão enviou fotos do carro em uso e perguntou sobre a atividade da ministra naquele momento. Foram questionados o motivo da presença do carro, qual seria a agenda oficial e se é prática comum o uso do veículo para atividades particulares.
Entretanto, não houve respostas específicas a essas perguntas. Em comunicado, o Ministério da Saúde informou que a ministra Nísia Trindade retornou a Brasília no sábado 4, antes do término oficial de suas férias.
Inicialmente, as férias estavam previstas para terminar em 13 de janeiro. Com a antecipação, o uso do carro oficial foi justificado como necessário para realizar deslocamentos desde sua chegada ao Aeroporto Internacional de Brasília.
Segundo o ministério, o decreto autoriza o uso do carro oficial para todas as movimentações da ministra dentro do território nacional.
O post Ministra da Saúde usa carro oficial durante férias apareceu primeiro em Revista Oeste.