O Congresso dos Estados Unidos certificou a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2024. A sessão conjunta entre a Câmara e o Senado foi realizada nesta segunda-feira, 6, no Capitólio, em Washington, D.C., e teve início às 15h no horário de Brasília.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A atual vice-presidente e candidata derrotada, Kamala Harris, presidiu os trabalhos, que duraram cerca de 30 minutos. JD Vance, senador pelo Estado de Ohio e vice-presidente eleito, também esteve presente.
O evento de certificação de Donald Trump
O evento contou com a participação de 2 senadores e 2 integrantes da Câmara. Eles atuaram como escrutinadores, responsáveis pela contagem dos votos dos delegados, conforme o sistema eleitoral dos Estados Unidos. Eles se posicionaram na frente do Salão da Câmara para realizar a contagem.
Esta certificação foi a última etapa do processo eleitoral, antes da posse do próximo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O republicano assume o poder em 20 de janeiro, em Washington, D.C.
Leia mais: “A democracia falou”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 242 da Revista Oeste
Em razão da invasão do Capitólio na certificação anterior, em janeiro de 2021, as medidas de segurança foram reforçadas. Naquela ocasião, apoiadores de Trump tentaram impedir a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições de 2020, e houve uma interrupção da sessão presidida por Mike Pence.
A Segurança e a neve
Desta vez, a cerimônia recebeu a classificação de Evento Nacional de Segurança Especial, uma designação inédita solicitada pelo prefeito de Washington D.C., diante dessas preocupações de segurança.
Além do processo de certificação, Washington D.C. enfrenta uma intensa nevasca, que levou o governante a declarar estado de emergência de neve. Espera-se que a neve atinja até 2 metros de altura e ocasione o fechamento de escolas e escritórios e o cancelamento de mais de 1,3 mil voos em todo o país.
Leia também: “A América sempre reage”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 242 da Revista Oeste
O post Congresso dos EUA certifica vitória de Donald Trump apareceu primeiro em Revista Oeste.