Na próxima quarta-feira, 8, o Palácio do Planalto será palco de um evento que terá como objetivo relembrar os atos do 8 de janeiro de 2023. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e os chefes das Forças Armadas confirmaram presença. O ato é organizado pelo grupo de esquerda Frente Brasil Popular.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Além disso, estão previstos discursos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, além do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O Partido dos Trabalhadores (PT) fez o anúncio do evento por meio das redes sociais. A sigla convida a população a “abraçar a democracia, junto com Lula”, e a protestar contra a anistia aos presos do 8 de janeiro.
Governo já realizou evento que lembra o 8 de janeiro
Não é a primeira vez que o governo federal organiza um evento que lembra a manifestação do 8 de janeiro. No ano passado, o Poder Executivo realizou um ato solene no Congresso Nacional, com a presença de uma série de autoridades.
Conforme o mais recente levantamento feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR), publicado em dezembro, a Justiça condenou 310 pessoas em virtude do ato.
PT afirma que não haverá anistia aos condenados
Apesar de Lula não ter se manifestado publicamente contra a anistia, o PT e sua militância reiteram que não haverá perdão aos manifestantes.
No Parlamento, membros da oposição reconhecem que o tema esfriou. Contudo, descartaram a possibilidade de o projeto de lei ter sido enterrado.
Atualmente, o projeto se encontra parado em razão da manobra do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O parlamentar retirou o texto da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em dezembro.
O post Ministro da Defesa e chefes das Forças Armadas vão comparecer a ato sobre 8/1 apareceu primeiro em Revista Oeste.