Preço da gasolina e do diesel tem defasagem superior a 12%

Um relatório da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), divulgado na última segunda-feira, 6, mostra a defasagem do preço da gasolina e do óleo diesel em relação ao mercado internacional.

O documento revela que o preço da gasolina da Petrobras está 12% abaixo do Preço de Paridade Internacional (PPI). A diferença chega a R$ 0,36 por litro em relação ao valor praticado no comércio exterior.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

O diesel também apresenta um desajuste, com uma defasagem média de 9%, o que representa uma diferença de R$ 0,61 por litro.

“Com a estabilidade no câmbio e nos preços de referência da gasolina e do óleo diesel no mercado internacional no fechamento do dia útil anterior, o cenário médio de preços está abaixo da paridade para o óleo diesel e para a gasolina. Defasagem média de -16% no óleo diesel e de -12% para a gasolina”, informa a Abicom.

Desde outubro de 2024, o dólar subiu quase 15%, contribuindo para o descompasso entre os preços dos combustíveis no Brasil e no mercado internacional.

A defasagem prejudica principalmente os importadores de combustível, que têm dificuldades de comprar o produto e revendê-lo no Brasil por um preço competitivo.

Defasagem do valor da gasolina e do diesel

Além disso, o preço do petróleo Brent, referência global, aumentou cerca de 8% no último mês. Essa situação afeta os resultados financeiros da Petrobras, impactando os retornos para os acionistas e diminuindo a capacidade de reinvestimento da empresa.

Segundo a Abicom, a defasagem alta no preço da gasolina também impacta a precificação adequada do etanol e gera um desequilíbrio concorrencial para refinarias privadas que buscam ajustar seus preços ao valor de mercado.

O post Preço da gasolina e do diesel tem defasagem superior a 12% apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.