Inmet emite alerta sobre chuvas acumuladas previstas para janeiro

A previsão de chuvas acumuladas para a semana do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica cenários variados em todo o Brasil.

Em algumas regiões, os volumes podem ultrapassar 80 mm. Esse fenômeno deve ocorrer especialmente no sudeste do Amazonas e em partes das Regiões Centro-Oeste e Sudeste. Essas áreas aparecem em tons de vermelho no mapa meteorológico. Em contraste, localidades como Roraima e grande parte do leste das Regiões Nordeste e Sul do país devem registrar chuvas abaixo de 20 mm.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Na Região Norte, o calor e a alta umidade favorecem a formação de áreas instáveis. Isso resulta em pancadas de chuva que podem acumular mais de 30 mm em grande parte do território. Algumas áreas pontuais no sudeste do Amazonas, no sul e leste do Pará, além do Tocantins, podem atingir acumulados superiores a 80 mm.

No noroeste do Pará e em boa parte de Roraima, os volumes devem ser inferiores a 20 mm, com possibilidade de ausência de chuva em algumas localidades.

No Nordeste, a faixa leste e a norte apresentam probabilidade de chuvas leves. Por outro lado, a maior parte do interior permanece com temperaturas elevadas e baixa probabilidade de precipitação. Acumulados acima de 40 mm são esperados no interior da Bahia, Piauí, Maranhão e centro-oeste de Pernambuco. Em pontos específicos desses Estados, os volumes podem ultrapassar 80 mm.

Previsão de chuva (06 a 13 de janeiro de 2025) | Foto: Reprodução/Inmet

Na Região Centro-Oeste, a convergência de umidade mantém áreas instáveis ativas, especialmente em Goiás e Mato Grosso do Sul. Nessas localidades, os acumulados podem ultrapassar 80 mm em partes do centro-leste de Mato Grosso e Goiás. Em algumas áreas, os volumes chegam a 150 mm.

Chuvas superam 40 mm no norte do Mato Grosso do Sul

No norte de Mato Grosso do Sul, os volumes superam 40 mm. Contudo, o tempo tende a permanecer estável no centro-leste do Estado.

No Sudeste, os acumulados mais significativos concentram-se no centro-norte de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Nessas regiões, os volumes podem superar 100 mm. Em São Paulo e no sul de Minas Gerais, os volumes de chuva ficam abaixo de 20 mm, com condições predominantemente estáveis.

Na Região Sul, a semana começa com predomínio de tempo firme. As chuvas mais significativas se concentram no leste do Paraná e de Santa Catarina. Nesses locais, os acumulados podem chegar a 60 mm. Nas demais áreas, os volumes não devem ultrapassar 10 mm. Assim, as condições de estabilidade predominam na maior parte da região.

O post Inmet emite alerta sobre chuvas acumuladas previstas para janeiro apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.