Premiações como o Globo de Ouro e o Oscar não dependem exclusivamente de estatísticas, ainda que isso possa fazer grande diferença. Apenas como referência, nas últimas quatro décadas, somente duas atrizes premiadas com o Globo não foram indicadas ao Oscar. Levando esse dado em conta, é até possível apostar que Fernanda Torres, que acaba de levar um Globo de Ouro como melhor atriz dramática pelo filme Ainda Estou Aqui, tem chances reais de uma premiação pela Academia do Oscar. Isso, claro, se ela for indicada — o que até esse momento ainda não sabemos se irá acontecer. Mas se esse for o caso, ainda existem outras variáveis mais importantes.
Nas últimas semanas, muito se falou sobre a indicação de Fernanda ao Globo e as apostas se dividiram. A própria atriz e até mesmo o diretor do longa, Walter Salles, afirmavam em entrevistas que não tinham expectativas quanto à premiação. Mas ela aconteceu e com direito a um capítulo especial na antologia da premiação: é que Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, concorreu ao mesmo prêmio em 1999, pelo filme Central do Brasil, mas não ganhou. O fato foi lembrado agora pela Fernanda filha em seu discurso de agradecimento no Globo de Ouro do último domingo.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
Quem conhece um pouco do histórico e da dinâmica dessas duas premiações sabe que elas são completamente distintas. Assim, o prêmio de melhor atriz para Fernanda Torres no Globo é menos surpreendente do que possa parecer. Ainda que ela estivesse concorrendo com algumas atrizes já veteranas em Hollywood, como Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet, os votantes do Globo de Ouro são representantes da imprensa estrangeira que residem em Los Angeles (há inclusive brasileiros). Esses jornalistas são, portanto, simpáticos aos outros estrangeiros por natureza. Fernanda Torres jamais seria vista como uma estranha no ninho.
Globo de Ouro perde espaço
Na Academia do Oscar a coisa é bem diferente. O Oscar é um prêmio da indústria norte-americana. Um prêmio para os norte-americanos. Por mais que inúmeros estrangeiros já tenham sido premiados, fossem os filmes, diretores, atores e atrizes, todos sempre foram vistos de forma enviesada. Filme estrangeiro e seus artistas falantes de língua não inglesa sempre foram coadjuvantes da maior festa do cinema no mundo. E o mais importante de tudo é que os votantes do Oscar são justamente os membros da indústria de Hollywood — ou seja, produtores, diretores, roteiristas, atores e atrizes, numa maioria esmagadora de norte-americanos. E eles, claro, se protegem beneficiando uns aos outros. Não por acaso, naquele mesmo 1999 em que Fernanda Montenegro perdeu o Globo de Ouro, a atriz também viu escapar a cobiçada estatueta do Oscar.
Não bastassem essas diferenças, é importante ressaltar que a organização que concede os prêmios Globo de Ouro vem perdendo a cada ano muito de sua credibilidade na indústria de Hollywood. O ápice da crise ocorreu em 2020, quando uma reportagem do jornal Los Angeles Times revelou situações escandalosas nos bastidores do Globo de Ouro — como lobby, troca de presentes e até mesmo a compra de votos dos jornalistas votantes por executivos da indústria. Tudo isso destruiu a reputação da premiação, fazendo com que muitas estrelados do cinema e da TV deixassem de comparecer às cerimônias de premiação. O ator Tom Cruise, por exemplo, chegou a devolver prêmios que havia recebido da instituição.
Atualmente, a imagem do Globo de Ouro está se recuperando lentamente. Mas é fato que a mancha ainda está presente. E essa é uma situação que definitivamente pode ter influência entre os acadêmicos do Oscar. Quanto a Fernanda Torres e sua indicação e aguardada vitória no Oscar só nos resta aguardar.
O post O Globo de Ouro de melhor atriz para Fernanda Torres é garantia para levar o Oscar? apareceu primeiro em Revista Oeste.