A revista The Hollywood Reporter acabou com a felicidade de milhares de fãs que acreditaram num post misterioso publicado pelo astro Will Smith em sua conta do Instagram. Em formato de anúncio (um teaser), Smith insinuava que ele estaria prestes a fazer parte do novo projeto dentro do universo Matrix. A mensagem imediatamente viralizou, gerando especulações sobre sua veracidade. Mas a The Hollywood Reporter, considerada principal fonte de informações da indústria cinematográfica norte-americana, desmentiu a informação e esclareceu que a Warner Bros e o diretor Drew Goddard, que assinará o novo Matrix, não conversaram com Will Smith.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
O post de Smith no Instagram, contudo, tinha toda a pinta de ser verdadeiro. Utilizando as cores e a mesma tipografia computadorizada conhecidas no cartaz do primeiro Matrix, a mensagem era direta: “Em 1997, os Wachowski ofereceram a Will Smith o papel de Neo em Matrix. Smith recusou. Ele escolheu Wild Wild West (As Loucas Aventuras de James West), acreditando que era mais adequado para ele na época. Mas a questão permanece: como teria sido Matrix com Will Smith como Neo? Acorde, Will… Matrix pegou você…”
O fato é que até hoje jamais havia sido divulgada qualquer informação de que o ator tivesse recusado o papel principal de Neo no filme original. Matrix, lançado em 1999 com direção de Lana Wachowski e Lilly Wachowski, arrecadou US$ 467 milhões nas bilheterias mundiais e é considerado um épico de ficção científica. Matrix Reloaded e Matrix Revolutions foram lançados em sequência em 2003, e a franquia foi finalizada com Matrix: Resurrections em 2021. Enquanto isso, As Loucas Aventuras de James West, também lançado em 1999, registra um dos maiores fracassos comerciais na carreira do astro Will Smith.
Ainda que Will Smith tenha uma filmografia que inclua vários sucessos e que o ator já tenha sido indicado quatro vezes ao Oscar (ele ganhou em 2022, pela sua interpretação de Richard Williams no filme King Richard: Criando Campeãs), nos últimos anos ele perdeu muito da sua credibilidade e conquistou inúmeros desafetos. Sua crise pessoal começou em 2022, quando Smith provocou escândalo em Hollywood após estapear o comediante e apresentador Chris Rock ao vivo durante a transmissão televisiva do Oscar. Agora, com essa história de Matrix, não se sabe se foi apenas uma brincadeira de Will Smith ou se ele, na verdade, estaria descaradamente se oferecendo para o trabalho.
O post Will Smith não fará papel de Neo em reboot da franquia Matrix apareceu primeiro em Revista Oeste.