O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira, 7, que “o inferno vai se instalar no Oriente Médio” se o grupo terrorista Hamas não libertar os reféns que mantém na Faixa de Gaza. Ele disse que isso deve ocorrer antes de sua posse, marcada para o dia 20 de janeiro. O republicano deu a declaração durante coletiva de imprensa em Mar-a-Lago, na Flórida.
“Não será bom para o Hamas e não será bom, francamente, para ninguém”, disse Trump. “O inferno vai explodir. Isso é exatamente o que eu quis dizer. Se os reféns não forem libertados até eu assumir o cargo, haverá um inferno. Eles precisam ser liberados agora.”
Negociações para libertação de reféns avançam
Mais de cem reféns seguem em poder do Hamas em Gaza, depois de os ataques de 7 de outubro de 2023, que deixaram 1,2 mil mortos. O investidor Steve Witkoff, escolhido por Trump para ser o enviado especial ao Oriente Médio, afirmou que as negociações para libertá-los estão avançando.
Leia também: “Entenda o que é o Hamas, grupo terrorista que atacou Israel“
Na mesma entrevista, Witkoff disse que a expectativa é anunciar o acordo antes da posse. “Estamos realmente esperançosos de que teremos boas notícias para o presidente.”
Propostas de Trump sobre o Canal do Panamá
Ainda na coletiva de imprensa, Trump defendeu maior controle dos EUA sobre o Canal do Panamá e a Groenlândia.
“O Canal do Panamá é vital para a nossa segurança econômica e a construção se deu para nossos militares”, disse o presidente eleito ao responder uma pergunta sobre descartar medidas militares ou econômicas para assumir as áreas. “Ele está sendo abusado pela China.”
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Trump destacou que ambas as regiões são estratégicas para os interesses econômicos e militares norte-americanos. Ele sugeriu uma possível guinada na política externa nos próximos meses.
Leia tambem: “A ressurreição da fé“, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 249 da Revista Oeste
O post Trump diz que ‘inferno vai explodir’ se Hamas não libertar reféns antes da posse apareceu primeiro em Revista Oeste.