A CNN Brasil finalmente conseguiu se firmar como uma empresa lucrativa. Pela primeira vez desde que entrou no ar, no início de 2020, o canal de Rubens Menin terminou o ano tendo um quadro financeiro superavitário — ou seja, teve mais receitas do que despesas.
O feito, inédito nos cinco primeiros anos de operação da companhia, acontece em um ano particularmente difícil para o mercado televisivo, que teve um 2024 marcado por cortes em praticamente todas as emissoras. A rede de notícias, porém, irá na contramão de suas rivais: o bom momento financeiro estimulará a criação de mais um canal brasileiro com a marca CNN, cuja estreia deverá acontecer já em 2025.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
A reportagem apurou que o conglomerado presidido por João Camargo já iniciou estudos para o lançamento do CNN Sports, que será o 3º canal de TV administrado pela Novus Mídia — nome da empresa que administra a operação brasileira do canal de notícias.
O CNN Money, lançado em novembro, se firmou comercialmente em tempo recorde e virou uma referência de conteúdo confiável para investidores. Na internet, o reestruturado portal de conteúdo da companhia atingiu recordes de audiência e de faturamento, se firmando como um dos cinco maiores produtores de conteúdo digital no país.
Lançamento de TV esportiva é um sonho antigo do dono da CNN
O lançamento de um canal esportivo com a marca CNN, segundo apurou a reportagem, é um desejo antigo de Rubens Menin. O empresário, mesmo antes de se tornar investidor do setor de comunicação, já era um dos grandes mecenas do Atlético-MG, principal clube de futebol de Minas Gerais.
A rádio Itatiaia, outra de suas empresas, tem uma forte cultura na cobertura esportiva, que passou a ser valorizada pelo canal de notícias em 2023, com a contratação de Benjamin Back. O seu programa dominical, que segue os mesmos moldes do Fox Sports Rádio (2012-2021) virou líder de audiência entre as redes noticiosas e tem bons anunciantes.
O futuro CNN Sports, porém, não será apenas um canal de análise esportiva — que é um dos principais focos atuais da editoria na programação da principal emissora do conglomerado. A empresa quer entrar na disputa pela compra dos direitos de transmissão de diversos eventos esportivos, não se restringindo apenas aos torneios de futebol.
Leia mais detalhes sobre a notícia no site TV Pop, parceiro editorial da Revista Oeste
O post CNN Brasil prepara lançamento de novo canal apareceu primeiro em Revista Oeste.