Incêndios florestais deixam 5 mortos em Los Angeles; Biden declara ‘grande desastre’

Os incêndios florestais na região de Los Angeles, na Califórnia (EUA), resultaram na morte de cinco pessoas até a noite desta quarta-feira, 8. As fatalidades ocorreram nas queimadas de Eaton, que atinge a área de Altadena, ao norte de Los Angeles. A informação é do Departamento do Xerife do Condado de Los Angeles.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Múltiplos focos de incêndios, que pioraram por causa dos ventos, que passam dos 100 km/h nas últimas 24 horas, assolam a região, dificultando o combate ao fogo. As chamas já consumiram cerca de 4,2 mil hectares e destruíram mais de 1,9 mil construções. Cerca de 10 mil casas estão sob ameaça.

O presidente Joe Biden declarou a situação na Califórnia como um grande desastre. O decreto de desastre tem o objetivo de facilitar a mobilização de recursos federais para apoiar os esforços locais de contenção e recuperação.

Desafios dos bombeiros para conter os incêndios em Los Angeles

A combinação de ventos fortes e um suprimento de água cada vez menor prejudicam os esforços dos bombeiros para controlar as chamas e evitar mais destruição. O primeiro incêndio desta série recente começou na manhã da terça-feira 7, no bairro de Pacific Palisades, conhecido por suas residências de alto padrão.

Veja imagens do fogo que atinge a cidade de Los Angeles:

Autoridades informam que este já é o incêndio mais destrutivo na história de Los Angeles, superando o Sayre Fire, de novembro de 2008, que destruiu 604 construções em Sylmar, outro subúrbio da cidade.

O Estado permanece em alerta máximo devido aos ventos instáveis e a previsões meteorológicas desfavoráveis, que podem causar mais tragédias.

Fogo paralisa a Calçada da Fama

Na noite desta quarta-feira, 8, o incêndio atingiu o Runyon Canyon Park. Localizado em Hollywood Hills, é conhecido por suas residências luxuosas e vistas panorâmicas. As chamas avançaram rapidamente, aproximando-se de áreas próximas à icônica Calçada da Fama.

+ Incêndio florestal se alastra em Los Angeles e provoca fuga em massa

Com o alastramento do fogo, as autoridades emitiram ordens de evacuação na área para proteger moradores e turistas. As áreas abrangidas pela ordem incluem o entorno do parque e são delimitadas por vias importantes, como a Hollywood Boulevard, conhecida por seus inúmeros pontos turísticos.

Incêndios florestais em Los Angeles provocam evacuação em massa
Incêndios florestais em Los Angeles provocam evacuação em massa | Foto: Reprodução/X

Emissoras locais passaram a transmitir imagens ao vivo do momento em que as chamas consumem a vegetação rasteira do parque, que se espalham em direção ao coração de Los Angeles. Helicópteros e veículos dos bombeiros estão mobilizados para controlar o avanço do fogo.

+ Incêndio em Los Angeles cancela eventos e prejudica temporada de premiações

Embora o fogo esteja se espalhando rapidamente, as chamas ainda estão distantes do famoso letreiro de Hollywood, um dos marcos mais reconhecidos da cidade. Kevin McGowan, diretor de gestão de emergências do Condado de Los Angeles, destacou em coletiva que “estamos enfrentando um desastre natural histórico”.

Leia também: “Biden vai proibir novas perfurações de petróleo em águas do Atlântico e do Pacífico”

O post Incêndios florestais deixam 5 mortos em Los Angeles; Biden declara ‘grande desastre’ apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.