A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quarta-feira, 8, Ernando Veras Leitão, 57 anos, ex-servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, em Crateús, no interior do Ceará. O homem foi condenado a 14 anos de prisão pelo desvio de mais de R$ 1 milhão do órgão. A captura ocorreu depois de um trabalho de inteligência, que o localizou em Fortaleza, capital no Estado.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Ernando era fugitivo da Justiça, mas a polícia o encontrou enquanto se deslocava com familiares, depois de almoçar na área turística da cidade. As informações são do portal Metrópoles.
Confira: “Em áudio, ex-prefeito de Canoas (RS) reclama de propina parcelada em 30 vezes’
Agentes da PF transferiram criminoso para o sistema prisional do Ceará
Depois da prisão, o criminoso seguiu para a sede da Polícia Federal no Ceará. De acordo com a corporação, agentes fizeram sua transferência para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.
Como funcionava o esquema de desvio de dinheiro do tribunal
Quando atuava como servidor do Tribunal Regional do Trabalho, Ernando era responsável pelas expedições de alvarás para a movimentação financeiras de contas judiciais. Os valores deveriam ser servir para pagamentos de custas processuais, imposto de renda e contribuição previdenciária.
Ernando, contudo, apresentava às agências bancárias dados de uma empresa do segmento automotivo, em Cratús, que estava em seu nome, desviando assim o dinheiro.
Leia também: “Polícia Federal investiga desembargador de Mato Grosso do Sul por compra de casa de luxo com propina”
O post PF prende condenado por desviar R$ 1 milhão do TRT apareceu primeiro em Revista Oeste.