O reality show de confinamento A República, que reunirá influenciadores políticos, militantes e ex-congressistas para simular o funcionamento de um país, está com inscrições abertas desde a última quarta-feira, 8. O programa conta com a produção do Grupo Flow, pioneiro no mercado de podcasts no Brasil, em parceria com as produtoras Paliano Films e Paris Entretenimento.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
Com o slogan “Você se acha capaz de consertar o Brasil?”, o programa já conta com mais de 6 mil inscritos das mais diversas orientações ideológicas. A República contará com um episódio diário ao vivo, mas assinantes do serviço pay-per-view podem assistir ao programa 24 horas por dia. Ao todo, o reality durará por volta de dois meses.
O reality show terá como objetivo recriar o funcionamento de um país dentro de uma casa, com presidente, ministros e congressistas, com o intuito de estimular um debate educativo. Dessa forma, os competidores poderão testar, na prática, as ideias e opiniões que compartilham em suas redes sociais.
Em exclusividade a Oeste, o produtor Gabriel Calamari, sócio da Paliano Films, antecipou que os participantes serão separados em dois times. Cada um deles elegerá um debatedor para discutir o tema polêmico daquela semana, como descriminalização das drogas e redução da maioridade penal. O participante que tiver pior desempenho nos debates será eliminado pelo público.
Calamari reforça que A República é imparcial e que não haverá qualquer tipo de favorecimento a determinado lado político. “A casa é neutra, o programa é pró-debate”, disse. Esta isenção é reflexo da composição da equipe, dividida igualmente entre produtores de esquerda e direita, segundo o sócio. “A ideia é ser um experimento social.”
No entanto, o programa destaca em seu website que ações criminosas podem ser punidas. “As consequências dos atos de cada participante dentro do jogo serão as mesmas da vida real, previstas em lei, assim como quando estão em suas respectivas redes sociais”, alerta. “O programa seguirá e respeitará a Constituição Federal.”
O programa, que começou a ser estruturado há dois anos, deve estrear no segundo semestre de 2025. Poderá participar qualquer cidadão maior de idade, independentemente de sua posição política-ideológica, desde que não exerça cargo político. O prêmio para o campeão ainda não foi divulgado. As inscrições estão abertas por este link.
Igor 3K explica reality do Flow
Em entrevista ao podcast Inteligência Ltda, o host do Flow Podcast, Igor “3K” Coelho, detalhou algumas dinâmicas do reality. Ele destacou que, além do entretenimento, o programa tem um forte caráter educativo, pois permitirá que o público acompanhe, em tempo real, como decisões políticas impactam a vida dos cidadãos.
O programa ainda pretende demonstrar que governar exige diálogo e negociação. “Se um cara defende o fim dos programas assistenciais e, dentro da casa, ficar pobre por alguma razão, será que ele ainda defenderia isso?”, explicou Igor.
Assista também: “‘Quis sair de A Fazenda depois de três dias de reality’”, entrevista com Barbara Koboldt publicada na Edição 222 da Revista Oeste
O post Flow abre inscrições para o primeiro reality show político do mundo apareceu primeiro em Revista Oeste.