O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, de 89 anos, revelou que o câncer de esôfago, diagnosticado em 2024, atingiu outros órgãos. Ele disse que não fará novos tratamentos.
“O câncer no esôfago está se espalhando em meu fígado”, afirmou. “Não consigo impedir isso com nada. Por quê? Porque sou uma pessoa idosa e tenho duas doenças crônicas. Não posso passar por tratamento bioquímico ou cirurgia porque meu corpo não aguenta.”
Leia mais: “Pepe Mujica volta a ser internado no Uruguai“
Ele falou sobre o assunto em entrevista ao jornal uruguaio Búsqueda.
“Um ciclo que chegou ao fim”, diz Pepe Mujica
Mujica divulgou seu diagnóstico de câncer pela primeira vez em abril do ano passado, durante uma coletiva de imprensa. Ele explicou que a doença foi descoberta durante um check-up, mas que o tratamento seria complicado devido a um condição imunológica que o acompanha há mais de 20 anos.
Depois de 32 sessões de radioterapia para tratar o tumor, o ex-presidente do Uruguai anunciou que não faria mais intervenções médicas. Além disso, pediu aos profissionais que evitassem “sofrimentos desnecessários” para ele e sua família.
“O que eu peço é que me deixem em paz”, diz o ex-presidente na entrevista. “Não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo acabou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso.”
Saiba mais: “Lula se reúne com Pepe Mujica no Uruguai“
Desde o diagnóstico em 2024, Mujica passou por internações e uma cirurgia no esôfago, realizada no final de dezembro. Atualmente, vive recluso em sua propriedade em Rincón del Cerro, zona rural de Montevidéu, onde recebe visitas de amigos e familiares.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O post Pepe Mujica fala sobre câncer em estágio avançado: ‘Estou morrendo’ apareceu primeiro em Revista Oeste.