O governo de São Paulo divulgará, nesta sexta-feira, 10, o projeto de construção da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes. Essa rodovia é a principal ligação entre a capital paulista e a Baixada Santista. A ampliação visa aliviar o trânsito no acesso ao Porto de Santos. A nova pista terá 21 km de extensão e uma inclinação menor que a atual, o que permitirá a passagem de caminhões pesados rumo ao litoral paulista.
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Atualmente, cerca de 20 mil caminhões acessam o Porto de Santos todos os dias, mas não podem utilizar a Rodovia dos Imigrantes. Isso ocorre por causa de um aclive acentuado e aos túneis existentes. Esses caminhões precisam seguir pela Rodovia Anchieta, pois a Imigrantes, com sua inclinação de 6%, é imprópria para veículos pesados.
A terceira pista será uma das soluções mais eficazes para resolver os problemas de congestionamento e melhorar a acessibilidade ao Porto de Santos, o maior porto exportador do Brasil, que corre o risco de colapso.
Capacidade de tráfego de veículos pesados aumentará em 145% no sistema Anchieta-Imigrantes
Com a construção da nova pista, o governo estadual estima que a capacidade de tráfego de veículos pesados no sistema Anchieta-Imigrantes aumentará em 145%. Para os outros veículos, a ampliação será de 25%. O custo da obra ainda não foi definido, mas a estimativa é de que fique entre R$ 6 bilhões e R$ 8 bilhões. A previsão é concluir a construção em 2031.
O projeto inclui a construção de um trecho de 21,5 km na serra, composto principalmente por túneis, que somam 17 km, além de 4 km de viadutos. Um dos túneis deve ter 6 km de extensão, tornando-se o maior do Brasil. A nova pista será projetada com duas faixas de rolamento e um acostamento, que poderá ser convertido em faixa de tráfego, conforme a necessidade.
A terceira pista começará no quilômetro 43 da Rodovia dos Imigrantes e se conectará à Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), no quilômetro 265, perto do Polo Industrial de Cubatão.
O principal objetivo da nova pista é permitir a passagem de caminhões pesados. No entanto, veículos de passeio também poderão utilizá-la. Contudo, quem se dirigir à Baixada Santista terá um trajeto mais longo do que o atual.
“Quem vai para o litoral sul, Santos, Praia Grande, São Vicente, Itanhaém, Mongaguá vai pegar a pista atual”, disse Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos, ao jornal O Estado de S. Paulo. “Quem vai para o litoral norte, Guarujá, Bertioga, São Sebastião pegará a nova.”
O projeto do governo de São Paulo deve ser concluído em 2026
Este anúncio ocorre um ano depois de o governo estadual autorizar a Ecovias, concessionária responsável pelo sistema Anchieta-Imigrantes, a elaborar o projeto executivo da obra. Esse projeto, que deverá ser concluído até 2026, trará todas as informações sobre a execução da obra, os métodos de construção e os custos envolvidos.
A nova pista será incorporada ao contrato da Ecovias, que será responsável pela execução da obra. O governo de São Paulo realizará um ajuste no contrato para reequilibrar os pagamentos à concessionária.
A Ecovias afirmou estar orgulhosa de participar desse projeto, considerado essencial para o desenvolvimento do Estado e do país. De acordo com a concessionária, as etapas do projeto seguem conforme o cronograma. Atualmente, a empresa está trabalhando nos projetos funcional, básico e executivo.
O sistema Anchieta-Imigrantes já enfrenta dificuldades para suportar o alto fluxo de veículos. Para o verão de 2025, espera-se que 3,6 milhões de veículos transitem pelas rodovias. A construção da terceira pista é vista como uma medida crucial para aliviar os gargalos rodoviários que afetam tanto o Porto de Santos quanto o transporte rodoviário no Estado.
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