O Governo de São Paulo decretou nesta sexta-feira, 10, estado de emergência no município de Peruíbe, litoral sul do Estado. Ao todo, a Defesa Civil contabiliza 442 desabrigados pelas fortes chuvas que assolam a cidade desde a última quarta-feira, 8.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Imagens aéreas mostram que a água tomou boa parte da cidade, que conta com aproximadamente 70 mil habitantes. Ruas, parques e vários bairros aparecem totalmente alagados.
O Fundo Social de São Paulo enviou quatro caminhões com 300 cestas básicas, além de kits de higiene, água potável, cobertores, roupas e calçados, entre outros itens. As chuvas devem perder a intensidade nesta sexta-feira, 10, segundo previsão da Defesa Civil.
Muitos dos desabrigados tiveram que se acolher temporariamente na Escola Municipal Professora Delcélia Joselita Machado Bezerra. Uma parte dos moradores foi para outra escola, a EMEF Professora Maria Amélia Ribas Campilongo.
Os riscos da chuva foram alertados aos moradores pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, por meio de mensagens SMS. “Enviamos esse alerta para retirar as famílias da área de risco e evacuar as residências que foram alagadas“, explica o tenente Matheus Roncatto, diretor do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil.
Defesa Civil orienta a população de Peruíbe
- Evite áreas de risco, como encostas, margens de rios e locais com histórico de alagamentos;
- Mantenha-se em locais seguros durante tempestades e evite árvores, estruturas metálicas e áreas abertas;
- Redobre a atenção no litoral e em municípios com acumulados elevados nos últimos dias;
- Limpe calhas, ralos e bueiros para prevenir alagamentos;
- Em emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Leia também: “O país da chuva”, artigo de Roberto Motta publicado na Edição 182 da Revista Oeste
O post Peruíbe decreta estado de emergência depois de chuvas apareceu primeiro em Revista Oeste.