O ranking mundial de azeites extra-virgens, elaborado pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores, elegeu duas marcas de azeite brasileiras entre as dez melhores do planeta.
A Prosperato, produtora baseada em Caçapava do Sul (RS), figura na quarta posição da lista. Os azeites da empresa venceram 81 prêmios durante o ano de 2024 e atingiram 4 mil pontos na classificação geral do ranking divulgado nesta sexta-feira, 10.
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Logo em seguida, a também gaúcha Estância das Oliveiras, de Viamão (RS), conquistou a quinta colocação da lista. Em 2024, seus produtos obtiveram 70 prêmios e, com isso, justificaram seus 3,5 mil pontos no ranking.
Mais abaixo, surgem o Sabiá, na 17ª colocação; Essenza, na 46ª posição; Orfeu, no 62º lugar; Al-Zait & Co, na 73ª colocação; Recanto Maestro, na 89ª posição; e Colombi, no 95º lugar. Estes resultados classificam o Brasil na quinta colocação dos países com os melhores azeites do mundo, atrás apenas da Itália, Espanha, Turquia e Grécia.
O Brasil também não decepciona quando são analisados os produtos de cada empresa. O azeite Blend Exclusivo da marca Estância das Oliveiras, por exemplo, figura na 23ª colocação global. Poucas posições depois, o azeite Blend de Terroir da empresa Sabiá foi classificada no 27º lugar.
Azeite aromatizado brasileiro ganha destaque
O ranking da Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores também avaliou os azeites aromatizados, aqueles preparados com ervas aromáticas e temperos. Nesta categoria, o Brasil aparece na segunda colocação, atrás apenas da Grécia.
A Prosperato, que figura na quarta colocação da lista geral, está classificada no segundo lugar do ranking de azeites aromatizados, com 2 mil pontos. Na 11ª posição, está a Kochen Azeites Saborizados, de Vespasiano (MG).
Entre os brasileiros, a lista de produtos de azeites aromatizados conta apenas com azeites da Prosperato. A receita com limão siciliano figura na 7ª posição, enquanto o azeite com pimenta jalapeño surge na 11ª colocação. O produto com alho roxo, por sua vez, está no 12º lugar. Logo na sequência, a 13ª posição conta com o preparo com manjericão italiano.
O mercado de azeite no Brasil tem mostrado um crescimento constante nos últimos anos. Embora a produção nacional ainda seja pequena em comparação com países tradicionais, como Espanha e Itália, a qualidade dos azeites brasileiros tem ganhado reconhecimento internacional.
O mercado também tem visto um aumento na demanda por azeites premium, como os orgânicos e os aromatizados, com consumidores mais exigentes em busca de produtos de sabor refinado e com alto valor agregado.
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