Irritado com informações sobre uma eventual taxação por parte do governo sobre operações financeiras via Pix, o presidente Lula da Silva decidiu gravar um vídeo. Ao lado de sua mulher, Janja da Silva, ele postou no Instagram um conteúdo em que aparece fazendo uma transferência de R$ 1.013 ao Corinthians, clube do qual é torcedor.
Lula abre o vídeo dizendo que “todo mundo sabe que sou corintiano”. Em seguida, afirma que nunca usou a camisa do clube dentro do seu gabinete presidencial, mas tomou a decisão por dois motivos. Primeiramente para ajudar o Corinthians. Depois, “porque tem uma quantidade enorme de fake news nas redes sociais dizendo que o governo vai taxar o Pix. Quem falar que o governo vai taxar, está mentindo”.
Receita aumenta fiscalização sobre o pix
Nesta semana, a Receita Federal anunciou a ampliação do monitoramento sobre transferências via Pix. A mudança gerou especulações sobre a tentativa de o governo aumentar a arrecadação por meio de uma fiscalização mais elástica e, ao mesmo tempo, por meio de uma possível taxação.
Lula aproveitou a campanha de arrecadação em favor do Corinthians, que tenta pagar as dívidas da construção do seu estádio, e fez a operação pela internet. O presidente assegurou que o objetivo do governo não é taxar o pix, mas aumentar a fiscalização. “Queremos evitar a lavagem de dinheiro”.
+ Leia mais notícias de Política na Oeste
O post Lula faz doação ao Corinthians para descartar taxação ao Pix apareceu primeiro em Revista Oeste.