A Blue Origin, empresa de Jeff Bezos, anunciou o adiamento, pela segunda vez, do lançamento do foguete New Glenn, que estava marcado para este domingo, 12.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
A empresa explicou, por meio do Twitter/X, que a tentativa não ocorreu pois as condições climáticas do mar “ainda eram desfavoráveis para o pouso do propulsor”.
A nova data para o evento será às 3h da madrugada desta segunda-feira, 13. O lançamento se dará a partir do Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos.
A decolagem está programada para ocorrer dentro de uma janela de três horas. Ou seja, ela pode acontecer das 3h até às 6h da manhã. A empresa planeja transmitir a contagem regressiva para o lançamento ao vivo em seu site.
Desta vez, as previsões meteorológicas preveem 90% de chances de boas condições climáticas durante o lançamento, com baixas chances de tempo adverso. “O clima (incluindo as condições do mar) parece muito mais favorável para esta nova janela”, disse o CEO da empresa, Dave Limp, em uma postagem no Twitter/X.
“Nosso objetivo é atingir a órbita, qualquer coisa além disso é um bônus”, revela Limp. “Pousar nosso propulsor é ambicioso, mas vamos em frente. Não importa o que aconteça, aprenderemos muito.”
Blue Origin investe em seu maior projeto
O lançamento de estreia do New Glenn estava previsto para o ano passado, com uma missão da NASA para enviar dois satélites a Marte. No entanto, a estatal norte-americana optou por adiar a missão, pois o foguete não ficaria pronto a tempo.
Com 98 metros de altura, o New Glenn pode marcar, caso o lançamento seja bem-sucedido, o primeiro voo orbital da empresa de Bezos. O feito pode abrir caminho para a Blue Origin lançar satélites ao espaço, similar ao que a SpaceX, de Elon Musk, já realiza.
New Glenn’s inaugural mission is targeting January 13. Our three-hour launch window opens Monday at 1 a.m. EST (0600 UTC).
Join us here for the webcast hosted by Ariane Cornell and Denisse Aranda beginning an hour before launch! pic.twitter.com/SkuvkZ3m8s
— Blue Origin (@blueorigin) January 12, 2025
Esta missão transportará um simulador de massa de 20 toneladas, usado para testar o desempenho do foguete. O voo serve para certificar o New Glenn junto à Força Espacial dos EUA, o que permite que a empresa dispute contratos de segurança nacional no futuro.
Jeff Bezos, bilionário fundador da Amazon, criou a Blue Origin em 2000, mas até agora só lançou foguetes suborbitais de carga e turismo. O New Glenn é a entrada de Bezos no mercado de foguetes de grande porte, cenário dominado pela SpaceX.
O foguete New Glenn foi batizado em homenagem a John Glenn, o primeiro astronauta norte-americano a orbitar a Terra. Em fevereiro de 1962, ele decolou a bordo da cápsula Friendship 7, que integrava a equipe do programa Mercury, da NASA.
Leia também: “E tem início a colonização do espaço”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 66 da Revista Oeste
O post Blue Origin anuncia nova data para lançar o foguete New Glenn apareceu primeiro em Revista Oeste.