Batizado de C/2024 G3 (Atlas), o cometa que pode ser o mais brilhante do ano será visto do céu a partir desta semana, inclusive do Brasil. Desde a última segunda-feira, 13, o corpo celeste está mais próximo do Sol.
Tipicamente, os cometas ficam mais brilhantes neste período, que é chamado de periélio.
Eles ficam quatro vezes mais próximos do Sol do que Mercúrio. Caso sobreviva ao período do periélio, ele poderá ser visto no céu da noite até o próximo sábado, 18, podendo ser observado com o uso de binóculos em céu limpo.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A previsão indica melhor visibilidade de países do Hemisfério Sul. Em razão da baixa posição no céu, não haverá visibilidade favorável no Hemisfério Norte.
Segundo o portal Starwalk Space, o C/2024 G3 é considerado um cometa rasante solar: passando extremamente próximo ao Sol no periélio. O cometa, no entanto, poderá, posteriormente, fragmentar-se ou evaporar-se completamente.
A descoberta do cometa “superbrilhante”
O cometa foi descoberto ainda no ano passado pelo Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (Último Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides, em tradução livre). O equipamento é usado pela Nasa, agência espacial norte-americana, para monitorar objetos próximos à Terra.
Ele chegou a ser fotografado da Estação Espacial Internacional pelo astronauta Don Petit, da Nasa, no domingo 11.
Os cometas são compostos de poeira, gases congelados, gelo e rochas unidas depois da formação do Sistema Solar.
À medida que se aproximam do Sol, ficam lentamente mais quentes e brilhantes. O gelo se transforma em gás e afasta a poeira, formando a tradicional cauda associada aos cometas.
Leia também: “Para se localizar na lula”, artigo de Dagomir Marquezi publicado no site da Revista Oeste
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
O post Cometa ‘superbrilhante’ pode ser visto a partir desta semana apareceu primeiro em Revista Oeste.