Um grupo de pelo menos 20 deputados federais da oposição deve comparecer à posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos na próxima semana.
O principal articulador da delegação parlamentar é o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), atual secretário de relações institucionais e internacionais do Partido Liberal.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Eduardo mantém laços estreitos com aliados de Trump e esteve nos Estados Unidos durante as eleições presidenciais norte-americanas, em novembro de 2024. Na ocasião, ele participou de um jantar na residência do republicano, em Mar-a-Lago, na Flórida.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, 20 deputados de partidos como o PL, Novo, Podemos e Republicanos vão participar de eventos relacionados à posse do republicano.
No entanto, o número ainda pode aumentar, já que mais deputados demonstraram interesse em viajar aos Estados Unidos.
Entre os confirmados na comitiva estão Joaquim Passarinho (PL-PA), presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, Gustavo Gayer (PL-GO), Cabo Gilberto Silva (PL-PB), Bia Kicis (PL-DF), Marcel van Hattem (Novo-RS), Giovani Cherini (PL-RS), Mauricio Marcon (Podemos-RS) e Messias Donato (Republicanos-ES).
Passarinho diz que cada deputado “está vindo [aos Estados Unidos] por conta própria”. Ele está em Nova York para um evento e dediciu acompanhar a cerimônia. “Sábado sigo para lá. Nada formal. Já estando nos Estados Unidos, é um momento único”, acrescentou.
O deputado Mário Heringer (PDT-MG), secretário de Relações Internacionais da Câmara, informou à Folha que 14 deputados comunicaram à Câmara que vão participar das cerimônias vinculadas à posse de Trump. Ele destacou que todas as viagens serão custeadas pelos próprios parlamentares, sem ônus para a Casa.
Leia também: “Moraes não autoriza ida de Bolsonaro à posse de Trump”
Um dos eventos no cronograma da comitiva inclui um brunch no domingo, 19, organizado por um conselheiro de Trump próximo a Eduardo Bolsonaro.
No mesmo dia, os parlamentares vão participar de um comício de apoiadores de Trump e, no dia seguinte, da cerimônia oficial de posse. Também foram convidados para um baile comemorativo na segunda-feira à noite.
A deputada Bia Kicis (PL-DF) afirmou que os Estados Unidos são o “farol da democracia no Ocidente” e que a posse de Trump será um “momento histórico”. “Queremos também estar presentes nesse dia histórico na retomada da luta pela liberdade, de combate à censura e de respeito aos valores das famílias e dos indivíduos”, declarou.
Leia também: “PGR se manifesta contra pedido de Bolsonaro para comparecer à posse de Trump”
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não viajará para o evento. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quinta-feira, 16, o pedido do ex-presidente para sair do Brasil e assistir à posse.
À Oeste, Bolsonaro disse que sua mulher, Michelle Bolsonaro, vai representá-lo na posse. .
Lista dos deputados previstos na comitiva para a posse de Trump
- Adilson Barroso (PL-SP)
- Bia Kicis (PL-DF)
- Cabo Gilberto Silva (PL-PB)
- Capitão Alden (PL-BA)
- Carla Zambelli (PL-SP)
- Coronel Chrisóstomo (PL-RO)
- Coronel Fernanda (PL-MT)
- Eduardo Bolsonaro (PL-SP)
- Giovani Cherini (PL-RS)
- Gustavo Gayer (PL-GO)
- Joaquim Passarinho (PL-PA)
- Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP)
- Marcel van Hattem (Novo-RS)
- Marcos Pollon (PL-MS)
- Mauricio Marcon (Podemos-RS)
- Maurício do Vôlei (PL-MG)
- Messias Donato (Republicanos-ES)
- Sargento Gonçalves (PL-RN)
- Silvia Waiãpi (PL-AP)
- Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)
O post Deputados da oposição fazem comitiva para a posse de Trump apareceu primeiro em Revista Oeste.