Prefeitura de Paris abandona Twitter/X em busca de ‘comunicação mais segura’

A Prefeitura de Paris, liderada por Anne Hidalgo, anunciou que deixará de usar a rede social Twitter/X, do empresário Elon Musk, na próxima segunda-feira, 20. O objetivo é procurar “espaços pacíficos de expressão” e reforçar seu “compromisso com a veracidade da informação”.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

“É uma decisão difícil”, afirmou a prefeitura, a qual afirmou que a rede social se tornou “complexa e, depois, impossível” para a comunicação. Conforme o Executivo municipal, a dificuldade se deve à suposta redução do alcance de mensagens factuais e à suposta promoção do discurso de ódio e da desinformação pela plataforma.

Paris busca alternativas para comunicação digital

Anne Hidalgo, prefeita de Paris | Foto: Reprodução/Flickr

Paris continuará ativa em outras redes sociais, com foco no Bluesky. A prefeita, Anne Hidalgo, já havia abandonado o Twitter/X há mais de um ano, período no qual descreveu a rede como uma “arma de destruição em massa das democracias”.


Em um artigo publicado pelo jornal Le Monde, ela afirmou que a rede de Musk é uma “ferramenta revolucionária”, mas criticou a plataforma e seu proprietário por exacerbarem tensões e conflitos. Anne argumenta que isso reforça a necessidade de ambientes digitais que promovam a verdade.

Outras cidades e entidades seguem o exemplo

Essa decisão é acompanhada por outras cidades e regiões francesas, como Nouvelle-Aquitaine e Bretanha, que também estão em processo para deixar o Twitter/X. Além disso, 86 associações francesas, incluindo grupos ambientais e de solidariedade, tomaram a mesma decisão.

Leia também: “Inferno na Cidade dos Anjos”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 252 da Revista Oeste

Essas entidades alegam que, sob a gestão de Musk, a plataforma não favorece mais a informação verdadeira nem a interação respeitosa. Por isso, sentem-se motivados a buscar alternativas mais seguras e confiáveis para a comunicação.

Leia mais: “O incêndio da lacração”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 252 da Revista Oeste

O post Prefeitura de Paris abandona Twitter/X em busca de ‘comunicação mais segura’ apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.