Deputada que chamou Moraes de ‘totalitário’ chefiará comitê com jurisdição para atuar na política externa dos EUA

A deputada norte-americana Maria Elvira Salazar vai chefiar o subcomitê de assuntos ocidentais na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Em maio do ano passado, a parlamentar chamou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de “operador totalitário”.

daniel silveira
O ministro Alexandre de Moraes, durante uma sessão plenária no STF – 4/12/2024 | Foto: Ton Molina/Estadão Conteúdo

Na ocasião, a deputada participava de uma audiência da Câmara dos Representantes sobre a liberdade de expressão no Brasil.

Em entrevista ao jornal Gazeta do Povo, María Elvira falou sobre qual deverá ser a postura de Trump com relação aos regimes autoritários da América Latina.

“Os regimes opressores ao redor do mundo saberão que há um novo xerife na cidade”, disse a deputada. “Não haverá mais tolerância para seus aparatos repressivos, e estou confiante de que a administração Trump tomará as medidas necessárias para mantê-los na linha.”

Além disso, María Elvira se destacou ao promover uma iniciativa no Congresso norte-americano para impedir a entrada nos EUA de autoridades estrangeiras envolvidas em atos de censura.

O subcomitê chefiado por María Elvira Salazar

O subcomitê do Hemisfério Ocidental supervisiona a política externa dos EUA na América Latina, Caribe e Canadá. O órgão aborda relações diplomáticas, imigração, sanções, parcerias econômicas e segurança internacional. 

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Com a administração Trump, essas áreas ganharão atenção especial, especialmente no combate a regimes socialistas. O subcomitê também vai gerenciar crise migratória e contenção das influências chinesa, russa e iraniana na região.

Moraes negou pedido de Bolsonaro para ir à posse de Trump

No Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve seu pedido de liberação do passaporte negado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. 

Bolsonaro, sem o documento desde fevereiro de 2024, em razão das investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado, não poderá comparecer à posse de Trump. A Procuradoria-Geral da República alegou “risco de fuga”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tampouco participará da cerimônia. O petista será representado pela embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti.

O post Deputada que chamou Moraes de ‘totalitário’ chefiará comitê com jurisdição para atuar na política externa dos EUA apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.