Depois de empossado em novo mandato na Casa Branca, em 20 de janeiro de 2025, Donald Trump participará de um tradicional almoço servido ao presidente no Capitólio dos EUA. O evento é organizado pelo Comitê Conjunto do Congresso para Cerimônias de Inauguração.
O ato é uma tradição que remonta a 1953. Embora ainda não tenham divulgado o cardápio para o evento de 2025, o histórico dá uma pista do que está à mesa. Habitualmente, são três pratos: um de frutos do mar, uma carne bovina e uma sobremesa — que, da última vez, foi acompanhada de sorvete.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Em 2017, quando Trump tomou posse pela primeira vez, cerca de 200 convidados saborearam um banquete cujo prato de entrada foi lagosta do Maine e camarões do golfo cobertos com molho de açafrão e crumble de amendoim. Na sequência, houve carne Angus Seven Hills grelhada com molho de chocolate amargo e zimbro, acompanhada de gratinado de batata. Para finalizar, o menu incluía um suflê de chocolate com sorvete de cereja e baunilha.
O tema do almoço do presidente Donald Trump
Para 2025, o tema da posse é “Nossa Democracia Duradoura: Uma Promessa Constitucional”, que “reconhece o compromisso dos Fundadores com as futuras gerações de americanos para preservar a continuidade e a estabilidade do nosso sistema democrático de governo”, de acordo com o comitê organizador. O evento é uma oportunidade de celebrar essa herança, com pratos que podem trazer influências da Flórida, onde Trump reside, e de Ohio, lar do vice-presidente J.D. Vance.
O almoço ocorre no Salão das Estátuas e inclui não apenas uma refeição, mas também discursos, apresentações de presentes e brindes à nova administração. O menu costuma espelhar as origens dos líderes, além de estar alinhado com o tema da cerimônia.
Cardápios anteriores
Comparando com eventos passados, em 2013, durante a segunda posse de Barack Obama, os convidados desfrutaram de lagosta cozida, chowder da Nova Inglaterra, bisão grelhado e uma sobremesa de torta de maçã do Vale do Hudson. Na segunda inauguração de George W. Bush em 2005, a sobremesa foi pudim de limão cozido no vapor e compota de cereja selvagem com maçã, sem incluir sorvete.
O post O que será servido no almoço de posse de Donald Trump? apareceu primeiro em Revista Oeste.