Guitarrista do Angra apresenta laudo de plágio contra Adele

Rafael Bittencourt, guitarrista da banda Angra, entregará nesta segunda-feira, 20, um laudo técnico que sustenta acusações de plágio contra a cantora britânica Adele.

Ela é acusada de ter copiado a música Mulheres, do sambista Toninho Geraes, ao lançar a faixa Million Years Ago em seu álbum “25”, há nove anos.

O laudo foi encomendado pela advogada Deborah Sztanjberg, que representa Geraes no processo aberto em fevereiro do ano passado.

A ação judicial acusa Adele e o compositor Greg Kurstin de reproduzirem elementos essenciais de Mulheres na canção Million Years Ago.

As evidências do plágio de Adele, segundo Bittencourt

Bittencourt aceitou a tarefa por sua amizade com a advogada e aponta que as duas músicas compartilham acordes, harmonias e um desenho melódico similar, com o uso de colcheias.

Ele explica que “as duas canções têm os mesmos acordes, as mesmas harmonias e o desenho melódico, com o uso de colcheias”, o que, segundo ele, indica uma baixa probabilidade de coincidência não intencional.

O músico acredita que, embora o plágio possa ser não intencional, as semelhanças entre as canções são evidentes, mesmo com tentativas de disfarce.

“A música não me impactou imediatamente, porque eles modificaram algumas notas, mas os acordes e a harmonia continuaram idênticos”, acrescenta Bittencourt.

Guitarrista do Angra já foi vítima de plágio

Bittencourt já foi vítima de plágio, citando que a composição Stand Away, do álbum Angels Cry do Angra, foi copiada por duas bandas de forró, Mala Sem Alça e Moleca Sem Vergonha. Essa experiência pessoal reforça sua compreensão sobre plágio.

No início deste mês, a Justiça do Rio de Janeiro manteve uma liminar que impede a reprodução e comercialização da música de Adele, tanto no Brasil quanto no exterior.

Essa determinação obriga plataformas digitais a removerem a faixa de seus catálogos, embora a remoção dependa da notificação oficial, cujo prazo ainda não foi definido.

A banda Angra, da qual Bittencourt faz parte, é uma das mais proeminentes no gênero metal no Brasil, conhecida por sua mistura de metal com elementos progressivos e clássicos.

+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste

O post Guitarrista do Angra apresenta laudo de plágio contra Adele apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.