Trump manda suspender o ingresso de imigrantes ilegais na fronteira com o México

Em mais uma firme e rápida manifestação de combate à imigração ilegal nos Estados Unidos, o presidente norte-americano, Donald Trump, determinou nesta quarta-feira, 22, a suspensão do ingresso de estrangeiros em condições irregulares na fronteira com o México

Em nota, a Casa Branca foi taxativa primeiramente ao dizer que o governo quer proteger o seu território de uma “invasão”. A medida converge com o movimento do novo governo no sentido de principalmente neutralizar a entrada de imigrantes ilegais no país. Apenas dois depois de assumir o seu segundo mandato, Trump já expediu uma série de comandos para bloquear o fluxo estrangeiro irregular e aumentar a vigilância nas áreas de fronteira.

Trump: “invasão a comunidades” gerou custos bilionários

Enquanto dá as ordens, o governo faz questão de deixar claro que a gestão de Joe Biden teria sido negligente na proteção ao país. Conforme a Casa Branca, imigrantes “invadiram comunidades e impuseram bilhões de dólares em custos” a cidades e estados. Um exemplo desse distúrbio seriam as consequências verificadas no Texas.

Ainda nesta nesta quarta-feira, Trump relembrou, como dizia durante a campanha eleitoral, que um “grande número de imigrantes” entrou nos Estados Unidos e “matou pessoas”. De acordo com o presidente, muitos desses criminosos “foram retirados de prisões e instituições mentais”.

Trump reforçou que a imigração ilegal é responsável por uma onda de violência no país. Na segunda-feira 20, quando tomou posse oficial do 47º mandato presidencial, Trump declarou emergência na fronteira com o México. Desse modo, a legislação torna mais flexível a possibilidade de obter a liberação de recursos federais para a região. Um dos objetivos do presidente seria retomar a construção de um muro entre os dois países.

Nesse sentido, sugere a agência de notícias Reuters, o Exército norte-americano ensaia o envio de 1,5 mil soldados à fronteira com o México. Esse contingente terá a missão de se unir a outros mais de 2 mil militares que já estão na região. O número de agentes pode chegar a 10 mil, segundo alguns analistas internacionais. 

+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste

O post Trump manda suspender o ingresso de imigrantes ilegais na fronteira com o México apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.