Meta desenvolve tradutor de IA inspirado em ficção científica

A Meta — dona do Instagram, do Facebook e do WhatsApp — desenvolveu um sistema de inteligência artificial que traduz comunicações de voz e texto quase instantaneamente.

Inspirado no Peixe Babel, espécie de tradutor universal da série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias, o modelo reconhece fala em 101 idiomas, texto em 96 e gera voz traduzida em 36.

Guia do Mochileiro das Galáxias
Livro de ficção científica que inspirou tradutor instantâneo da Meta | Foto: Reprodução/Superinteressante

Chamado SEAMLESSM4T, o modelo supera sistemas de ponta em 23% na avaliação linguística Bilingual Evaluation Understudy (Bleu) para tarefas de fala para fala. A revista Nature publicou os resultados na quarta-feira 15.

Leia mais: “Instagram anuncia mudanças em recursos e novo visual

O diferencial da tecnologia está na abordagem direta, o que elimina a necessidade de transcrição textual intermediária. Assim, poderá se traduzir o inglês falado diretamente para o alemão falado, de maneira a acelerar o processo.

As características do tradutor da Meta

O treinamento do SEAMLESSM4T utilizou 4,5 milhões de horas de gravações, o equivalente a 513 anos de áudio, e incorporou combinações de texto e fala para melhorar o desempenho, inclusive em idiomas com menos dados disponíveis.

+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste

Marta Costa-jussà, cientista da Meta, disse à Nature que o tempo de resposta do tradutor é de poucos segundos, comparável ao trabalho humano.

Allison Koenecke, da Universidade Cornell, alerta para as limitações destes sistemas de tradução. “É imperativo entender as maneiras pelas quais essas tecnologias falham, de forma desproporcional para alguns grupos demográficos”, escreveu.

O SEAMLESSM4T foi disponibilizado como código aberto para usos não comerciais.

O post Meta desenvolve tradutor de IA inspirado em ficção científica apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.