O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu vice, J.D. Vance, discursam na Marcha pela Vida que acontece nesta sexta-feira, 24, em Washington. O evento é uma das maiores manifestações contra o aborto do mundo.
Enquanto Trump enviou declaração por vídeo, Vance participa pessoalmente. Outros aliados do presidente também devem participar do ato, como o presidente da Câmara, Mike Johnson; o líder da maioria no Senado, John Thune; e o governador da Flórida, Ron DeSantis.
Políticos brasileiros também foram à marcha. Foi o caso da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e da deputada federal Bia Kicis (PL-DF).
A manifestação ocorre um dia depois de Trump conceder perdão judicial a 23 ativistas antiaborto. Entre os beneficiados, dez haviam sido processados por tentarem bloquear o funcionamento de uma clínica legal na capital norte-americana.
Leia mais: “Parlamentares do PL participam de marcha contra o aborto em Washington”
O presidente norte-americano afirmou que os ativistas foram perseguidos durante o governo do democrata Joe Biden.
Discussões sobre o aborto dividem o cenário político norte-americano
O tema do aborto ganhou destaque depois de uma decisão da Suprema Corte, que, em 2022, retirou o direito federal ao procedimento e delegou aos Estados o poder de legislar sobre o assunto.
A mudança, viabilizada por uma composição mais conservadora na Corte durante o governo Trump, gerou uma série de restrições estaduais.
Leia também: “Trump apoia proibição do aborto em até seis semanas de gestação”
Durante as eleições recentes, a questão do aborto foi central. Kamala Harris, a candidata democrata, defendeu a restauração do direito federal, enquanto Trump evitou apoiar um banimento nacional, ao afirmar que os Estados devem decidir.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Nesta quinta-feira, 23, republicanos aprovaram no Congresso uma medida simbólica para penalizar médicos que realizem abortos, o que indica alinhamento com as demandas do movimento.
O post Trump e Vance discursam em marcha contra o aborto em Washington apareceu primeiro em Revista Oeste.