Uma porca teve 45 filhotes em uma única ninhada, feito que pode colocá-la no Livro dos Recordes. O parto ocorreu na quarta-feira, dia 23, na Granja Santa Inês, localizada em Luz, um município de 18 mil habitantes no interior de Minas Gerais.
A maior ninhada de uma porca registrada pelo Livro dos Recordes, até então, aconteceu em 1993. De acordo com o portal G1, eram 33 filhotes.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
Além disso, a quantidade de filhotes do animal de Minas Gerais supera em quase três vezes a média de nascimentos de leitões por parto. O número é tão grande que, provavelmente, a mãe não será capaz de alimentar todos os filhotes sozinha.
Porca com desafios recordes
O número médio de tetas de uma porca é bem menor que a quantidade de filhotes dessa ninhada, conforme explica Luizinho Caron, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
“Uma fêmea suína é selecionada com entre 14 e 16 tetas”, explica o pesquisador da Embrapa. “Algumas podem ter mais, até 20, mas não muito mais que isso.”
Para manter a ninhada viva, a porca que pode entrar para o Livro dos Recordes não será a única a amamentar os filhotes. Segundo Luizinho, uma gestação com tantos filhotes apresenta vários outros desafios. Um deles é acomodar tantos embriões no útero da fêmea. “É extraordinário”, disse.
O post Porca brasileira pode entrar para o Livro dos Recordes apareceu primeiro em Revista Oeste.