O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pretende se reunir com o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, no futuro.
Durante entrevista à Fox News, Trump sugeriu que retomará contatos com Kim, com quem já negociou questões de desnuclearização entre 2017 e 2021. “Não é um fanático religioso”, declarou o republicano. “Acontece que é um cara inteligente.”
A emissora transmitiu a segunda parte da entrevista com Trump, gravada na Casa Branca, nesta quinta-feira, 23.
Negociações de Trump pela paz na Ucrânia
Na mesma entrevista, o presidente dos Estados Unidos falou sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. “Putin não deveria ter feito isso”, afirmou, ao destacar que, caso o presidente russo não cesse os ataques, ele aplicará “sanções severas”.
Leia mais: “Trump discursa em Davos: ‘Conseguimos em 4 dias o que outras administrações não fizeram em 4 anos‘”
O norte-americano também sugeriu que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deveria ter buscado uma solução rápida para evitar enfrentar um Exército maior e mais equipado, como o da Rússia.
Mais cedo, Trump declarou estar disposto a negociar um acordo de paz com Vladimir Putin “imediatamente”. Segundo ele, “todos os dias que não nos encontramos, homens estão morrendo no campo de batalha”.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O Kremlin confirmou, nesta sexta-feira, 24, que Putin está aberto a dialogar com Trump. “Putin está preparado”, informou o porta-voz de Moscou, Dmitry Peskov, ao prometer informar a imprensa sobre avanços no assunto. “Estamos esperando por sinais.”
O post Trump diz que pretende se reunir com ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un apareceu primeiro em Revista Oeste.