Ex-diretora de presídio na Bahia é presa por facilitar fuga de 16 detentos

Nesta quinta-feira, 23, a polícia prendeu preventivamente a ex-diretora do Presídio de Eunápolis Joneuma Silva Neres, de 33 anos, na Bahia. Ela responde a acusações de facilitar a fuga de 16 presos, no dia 12 de dezembro do ano passado.

Com o controle das investigações, a Delegacia Territorial de Eunápolis concluiu que Joneuma teria também envolvimento com uma organização criminosa ativa na região.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

A Polícia Civil da Bahia, que solicitou a prisão preventiva da mulher, ainda realizou a ação que culminou na detenção da ex-diretora. A Comarca de Eunápolis expediu o mandado.

Segundo a polícia, Joneuma “teria facilitado a ação de criminosos que promoveram a invasão e a fuga no presídio”. A prisão ocorreu na Avenida Getúlio Vargas, em Eunápolis, nas proximidades de uma agência bancária. No local, os agentes abordaram Joneuma.

https://www.youtube.com/watch?v=nH-AhNLOBjA

O Conjunto Penal de Eunápolis é uma unidade de segurança média. A prisão recebe presos do sexo masculino, provisórios e condenados, em regimes fechado e semiaberto.

Material apreendido pela polícia da Bahia

Polícia Civil prende líder Morcegão do PCC
Brasão da Polícia Civil em carro da corporação | Foto: Reprodução/Polícia Civil

Durante a abordagem, a polícia apreendeu diversos itens em posse da suspeita, incluindo aparelhos celulares, chips telefônicos, um caderno de anotações e R$ 8 mil em espécie.

“Todo o material foi apresentado na delegacia”, informou a Polícia Civil. Depois de ir para a unidade policial, Joneuma foi submetida a exame pericial e vai passar por transferência para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, também no Estado da Bahia.

Leia também: “Inocência assassinada”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição da Revista Oeste

A Polícia Civil continua a investigação com o objetivo de esclarecer os detalhes do envolvimento da ex-diretora com o grupo criminoso e as circunstâncias que permitiram a fuga dos detentos.

Joneuma Silva Neres foi a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora de um presídio masculino na Bahia. Na vida acadêmica, ela se formou em Direito e possui especializações em Direito Penal, Processo Penal, Criminologia e Direito Administrativo. Ela passou no 39° exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e cursa jornalismo.

O post Ex-diretora de presídio na Bahia é presa por facilitar fuga de 16 detentos apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.