Preferências nacionais

Numa coluna recente (13/1), contei a história da namorada do ator John Wayne, que resolveu presenteá-lo na ceia de Natal deixando de fumar -Wayne, ex-fumante, não suportava mais o cheiro e a fumaça. Para mostrar que era para valer, a garota pegou todos os seus pacotes de Lucky Strike, com dez maços em cada um, e atirou-os de uma vez na lareira ao redor da qual o ator e seus convidados estavam reunidos. O efeito foi o de 100 pessoas fumando milhares de cigarros ao mesmo tempo em volta de Wayne. Por sorte, o cigarro dela era o Lucky Strike -“o mais suave”.

“Suave”? Era o que toda marca prometia: ser mais suave, mais máscula ou mais sofisticada que as outras. Eis algumas.

Continental, uma preferência nacional. Ao sucesso com Hollywood. Lincoln, de ponta a ponta o melhor. Luiz XV, naturalmente suave. LS, o mais suave. Kent, promessa de cigarro suave. Mistura Fina, um cigarro que não irrita. Columbia, no mínimo o melhor. Mescla Dourada, 20% maior, 100% melhor. Sudan, o cigarro de classe. Minister, o cigarro para quem sabe o que quer. Hilton, um estilo de vida. Galaxy, a decisão inteligente. Carlton, um raro prazer. Capri, definitivamente fino. Chanceller, o fino que satisfaz. O importante é ter Charm. Leve vantagem você também, leve Vila Rica.

Venha ao sabor da aventura e liberdade, venha à terra de Marlboro. Os homens se encontram no Arizona. Plaza, uma classe a mais. Mirage, o avanço do futuro. Kart, o cigarro que ele fuma. Kingston, sabor pra valer. Belmont, sabor de amizade. Esplanada, o bom sabor. John Players Special, sabor e emoção. Shelton, suavidade com muito sabor. Advance, menos teor, mais sabor. Century, você sabe escolher o melhor. Free, questão de bom senso. Dunhill, reconhecido internacionalmente. Pall Mall, de 1ª classe em todo o mundo. Não se satisfaça com pouco, fume Albany. Mude para o melhor, mude para Rothman’s. Etc. etc. etc. E cof, cof, cof.

Todos eles, slogans muito criativos. Criativos e mentirosos. Até aparecer um que, aos poucos, se tornou o mais popular e acabou com todos os outros: Você sabe: “Este produto causa câncer.”
Leia mais (01/25/2025 – 08h00)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.