Colômbia anuncia proibição de entrada de aviões com migrantes deportados pelos EUA

O esquerdista Gustavo Petro, presidente da Colômbia, anunciou a proibição da entrada no país de aviões norte-americanos com migrantes colombianos deportados pelos Estados Unidos. O veto foi comunicado por meio de uma publicação em seu perfil no Twitter/X.

+ Governo Lula recebeu 32 aviões com deportados da gestão Biden e nunca reclamou de algemas

Ele disse que “um migrante não é um criminoso e deve ser tratado com a dignidade que um ser humano merece” e que por isso mandou “devolver os aviões militares dos EUA que vieram com migrantes colombianos”.

Na postagem, o presidente da Colômbia compartilhou um vídeo que mostra o desembarque de deportados brasileiros, trazidos dos EUA algemados, como é a praxe do governo norte-americano jamais contestada publicamente pelos governos de Lula e de seu aliado Petro durante os anos de Joe Biden.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

No sábado 25, 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegaram ao Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, em uma aeronave KC-30 da FAB. O voo partiu de Manaus, onde os passageiros haviam desembarcado na última sexta-feira, 24, depois de o avião vindo dos Estados Unidos apresentar problemas técnicos.

Neste domingo, 26, o governo Lula afirmou que o uso indiscriminado de algemas e correntes nos brasileiros deportados viola os termos do acordo de 2018 com os Estados Unidos, que estabelece o compromisso de garantir um tratamento digno, respeitoso e humano aos repatriados.

No entanto, o governo não apresentou os detalhes desse acordo nem se manifestou sobre casos anteriores de brasileiros devolvidos ao país algemados, inclusive durante a administração do democrata Joe Biden (2021-2025).

O post Colômbia anuncia proibição de entrada de aviões com migrantes deportados pelos EUA apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.