Ao manipular gastos e receitas, governo Lula melhora Orçamento, avalia Folha

A propaganda do governo Luiz Inácio Lula da Silva afirma que conseguiu reduzir o déficit primário (tirando os gastos com juros) a 0,1% do PIB em 2024, o que gira em torno de R$ 11 bilhões.

+ Leia mais matérias de Imprensa em Oeste

Embora o balanço exiba um grande progresso em relação aos 2,4% de 2023, a Folha de S.Paulo avalia, em seu editorial de opinião desta segunda-feira, 27, que o déficit do Tesouro Nacional do atual governo petista é maior do que sugerem os balanços oficiais. 

“Ao manipular gastos e receitas, o governo Lula melhora Orçamento e o país corre risco de cair em crise econômica”, diz o veículo.

Segundo o jornal, manobras passaram a ser utilizadas em grande escala desde o final da segunda gestão do governo Lula.

Portanto, a publicação destaca que, para se prevenir de distorções orçamentárias que buscam “inflar receitas, mascarar despesas públicas e driblar limites legais”, especialistas começaram a fazer cálculos mais sofisticados dos balanços do Tesouro. Tudo para expurgar os efeitos da “contabilidade criativa” do governo.

As ‘manobras’ do governo Lula

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em São Paulo, em alusão à matéria sobre o déficit público em função dos juros
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em São Paulo | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo petista excluiu dos seus cálculos aproximadamente R$ 30 bilhões das chamadas “despesas extraordinárias” para o enfrentamento de tragédias climáticas. Segundo a Folha, se esse valor tivesse sido levado em conta, o rombo subiria em 0,9%.

“É inescapável que os números pioraram dramaticamente sob Lula, com déficit de 2% no primeiro ano de governo e de 1,16% nos três primeiros trimestres de 2024”, calcula o jornal.

De acordo com o editorial, o que se vê com clareza, portanto, é que “a gestão petista começou com aumento inaudito do gasto público, que hoje se reflete em alta da inflação e dos juros”.

“Obter uma melhora na comparação com a calamidade de 2023 significa pouco na busca pelo reequilíbrio orçamentário”, diz o texto. “Sem ajustes bem mais profundos e rápidos, o governo levará o país a uma crise econômica”.

Leia também: “Foco de Lula é apenas se manter no poder, diz Estadão”

O post Ao manipular gastos e receitas, governo Lula melhora Orçamento, avalia Folha apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.