Passar fio dental pelo menos uma vez por semana pode reduzir o risco de arritmia cardíaca e acidente vascular-cerebral (AVC), de acordo com um estudo preliminar da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.
A pesquisa deve ser apresentada na Conferência Internacional de AVC 2025 da American Stroke Association, em Los Angeles, de 5 a 7 de fevereiro de 2025. O evento é um dos principais encontros mundiais para pesquisadores e clínicos dedicados à ciência do AVC e à saúde cerebral.
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
Segundo o principal autor do estudo, o médico neurologista Souvik Sen, o objetivo da pesquisa foi “determinar qual comportamento de higiene bucal — uso de fio dental, escovação ou visitas regulares ao dentista — tem o maior impacto na prevenção de AVC”.
O estudo Atherosclerosis Risk in Communities, uma das primeiras investigações em larga escala deste tipo nos EUA, avaliou o uso caseiro de fio dental por meio de um questionário estruturado com mais de 6 mil pessoas por 25 anos.
Entre aqueles que relataram usar fio dental, 4,09 mil não haviam sofrido um AVC, e 4,05 mil não haviam sido diagnosticados com batimentos cardíacos irregulares, tipo de arritmia conhecido como fibrilação atrial (FA).
Os participantes foram questionados sobre seu status em relação a pressão alta, diabetes, colesterol alto, tabagismo, índice de massa corporal, educação, escovação regular e frequência de visitas ao dentista.
Os benefícios do fio dental para a saúde
Durante os 25 anos de acompanhamento, 434 participantes foram identificados como tendo sofrido AVCs, dos quais 147 foram causados por coágulos em artérias maiores do cérebro, 97 por coágulos originados no coração e 95 por endurecimento das artérias menores. Além disso, 1,2 mil participantes apresentaram FA.
Assim, a análise descobriu que o uso de fio dental foi associado a um risco 22% menor de AVC isquêmico, 44% menor de AVC cardioembólico (coágulos sanguíneos que viajam do coração) e 12% menor de FA.
Além disso, a redução do risco foi independente de escovação regular, visitas de rotina ao dentista ou outros comportamentos de higiene bucal. Aumentar a frequência do uso de fio dental teve maior chance de redução do risco de AVC.
Os pesquisadores ficaram surpresos com a redução de batimentos cardíacos irregulares, ou FA. A FA é a forma mais comum de arritmia cardíaca e pode levar a AVC, insuficiência cardíaca ou outras complicações cardiovasculares.
Leia também: “A Era de Ouro da medicina”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 171 da Revista Oeste
“Comportamentos de saúde bucal estão ligados à inflamação e ao endurecimento das artérias e o uso de fio dental pode reduzir o risco de AVC ao diminuir infecções e inflamações bucais e incentivar outros hábitos saudáveis”, disse Sen.
“Muitas pessoas afirmam que o cuidado dental é caro, mas o uso de fio dental é um hábito saudável, fácil de adotar, acessível e disponível em qualquer lugar”, destacou o médico neurologista.
O post Uso de fio dental pode reduzir risco de AVC e arritmia, diz estudo apareceu primeiro em Revista Oeste.