Líder do PL aposta em ‘placar expressivo’ para Hugo Motta na Câmara

O atual líder do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes (RJ), acredita que o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) deve ser eleito o novo presidente da Casa com um placar “expressivo”.

Altineu Côrtes, que deve assumir como 1º vice-presidente da nova Mesa Diretora da Câmara, afirmou que Motta deve ter um placar próximo ao do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) — eleito no primeiro turno em 2001 com 302 votos.

+ Veja os indicados para a Mesa Diretora da Câmara 

“Hugo Motta tem muitas qualidades, assim como o presidente Arthur Lira”, afirmou Altineu Côrtes. “Os dois, na minha opinião, terão um placar muito próximo. Mas podem ter certeza que o Lira está torcendo para o Hugo Motta ter mais votos que ele.”

O atual líder do PL ainda falou sobre a reunião na manhã deste sábado, 1º de fevereiro, com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Afirmou que ocorreu um “alinhamento” sobre o que o partido “já havia sido decidido antes” sobre o apoio a Hugo Motta.

+ ‘Votos a mais em Van Hattem podem prejudicar o PL’, diz Sóstenes

O atual 2º vice-presidente da Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) afirmou que os parlamentares garantiram o voto no candidato do Republicanos, conforme orientação de Bolsonaro. 

Sobre um possível aumento do número de votos em Marcel van Hattem (Novo-RS), Sóstenes disse que isso poderia acarretar em problemas para o PL dentro da Casa. 

“Eu tenho certeza que pode nos prejudicar e eu já alertei isso ao Hugo”, declarou. “Falei, Hugo, nós estamos fazendo o nosso trabalho e espero que a nossa bancada corresponda com tudo que nós estamos fazendo, inclusive colocando o presidente Bolsonaro no jogo. Agora, eu não posso garantir, inclusive tive conversando com alguns outros colegas, de votos do PSD e União Brasil.”

Hugo Motta disputa com Marcel van Hattem e Pastor Henrique Vieira

Na Câmara dos Deputados, temos três candidatos à presidência: Hugo Motta (Republicanos-PB); Marcel van Hattem (Novo-RS); e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ). Para vencer, é necessário o apoio de mais da metade da Casa, ou seja, 257 votos.

O favorito na disputa é Hugo Motta, candidato apoiado pelo atual presidente, Arthur Lira (PP-AL). O parlamentar recebeu o apoio oficial tanto do Partido dos Trabalhadores (68), quanto do Partido Liberal (92) — além de outros aliados da base governista e de centro;

lira e hugo motta
Lira fez o pronunciamento de apoio a Hugo Motta para presidência da Câmara na semana passada | Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Em meio ao crescimento da candidatura hegemônica de Hugo Motta, o Novo e o Psol decidiram lançar os próprios nomes na disputa. O nome de Marcel van Hattem foi anunciado nesta segunda-feira, 27, com a promessa de lutar pelas pautas da oposição: impeachment de Lula; anistia aos presos do 8 de janeiro; e baixa tributação.

marcel van hattem
Deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) defende os ideais da oposição na Câmara | Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Já o Psol lançou a candidatura de Pastor Henrique Vieira, com objetivo de lutar pelos ideais da esquerda. Ao formalizar seu nome na disputa, em novembro passado, disse que, se eleito, não haverá anistia aos que “tentaram um golpe contra a democracia”.

Pastor Henrique Vieira
O deputado federal Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) | Bruno Spada/Câmara dos Deputados

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O post Líder do PL aposta em ‘placar expressivo’ para Hugo Motta na Câmara apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.